O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Votação irá eleger primeira gestão do grêmio estudantil

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 30 set 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:45

 

Durante toda a quarta-feira (1º), os alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) poderão votar para a eleição do grêmio estudantil. Para votar, basta apresentar a carteira de estudante. A eleição está sendo realizada no auditório do câmpus até às 22h.

 

Essa será a primeira vez que o Câmpus Criciúma terá um grêmio estudantil. “Nossa proposta com o grêmio é lutar pelos direitos dos estudantes e trabalhar para promover a formação cidadã e política deles. Nossa proposta é realizar todas as semanas reuniões para debater temas de interesse dos estudantes. Uma das nossas primeiras metas é conseguir uma máquina de xérox, porque hoje é difícil fazer fotocópias no Câmpus e dessa forma poderemos conseguir recursos para manter o grêmio”, explica Talita Porton Casagrande, aluna do quinto módulo de Mecatrônica e uma das representantes da chapa 1.

 

Apenas uma chapa se inscreveu para participar do processo eleitoral. Além da aluna Talita Casagrande, compõem a coordenação da chapa 1 os alunos Filipe Teixeira D'Avila e Ana Paula Feltrin. “São três coordenadores na chapa, mas nós temos 15 alunos envolvidos com o grêmio. Há alunos do quinto e do sexto módulo de Mecatrônica e do quinto módulo de Edificações. Todos são alunos dos cursos técnicos integrados. Por enquanto, não conseguimos nenhum representante dos cursos técnicos subsequentes”, afirma Talita.

 

A eleição do grêmio estudantil é a primeira experiência política de muitos estudantes do câmpus. Esse é o caso de Rafaela de Souza Sávio, do primeiro módulo de Edificações. "Eu sei que a eleição de um grêmio estudantil é uma reivindicação antiga, há mais de quatro anos os alunos estão trabalhando para implementá-lo. Eu quero sugerir para que o grêmio lute para que nós, estudantes, possamos usar mais os laboratórios. Como as turmas são grandes nem sempre nós conseguimos usar os laboratórios como gostaríamos”.

 

Anderson Lehmann, aluno do quarto módulo de Edificações, tem também reivindicações para fazer ao grêmio. “Nós precisamos de uma quadra de esportes. Eu sei que o câmpus irá construí-la, mas acho importante que o grêmio acompanhe esse processo para que a obra seja realizada logo”.

 

Para que as eleições sejam realizadas nos três turnos, um grupo de estudantes está trabalhando na comissão eleitoral. Os alunos do quinto módulo de Mecatrônica José Guedin da Silva, Thaisy Borba e Natália Gavilan passaram toda a manhã orientando os estudantes. “Eleições como a do grêmio estudantil são muito importantes. É a nossa primeira experiência de votar de forma consciente. Nós, enquanto eleitores, teremos que acompanhar o trabalho do grêmio e cobrar deles assim como temos que fazer com os políticos”, afirma Thaisy Borba, da comissão eleitoral.

 

CÂMPUS CRICIÚMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.