O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC abre novos cursos técnicos no Ingresso 2015.1

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 06 out 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:46


O IFSC oferece no ingresso 2015.1 quatro novos cursos técnicos, nos câmpus Garopaba, Itajaí, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Agropecuária, Mecânica (em dois câmpus) e Guia de Turismo são os novos cursos que o candidato pode escolher para ingressar no próximo semestre. As inscrições para o processo seletivo vão até 3 de novembro, no Portal do Ingresso.


O curso técnico concomitante em Agropecuária do Câmpus São Miguel do Oeste tem como objetivos contribuir para a fixação dos jovens no meio rural e desenvolver o segmento socioeconômico agropecuário na região do Extremo Oeste Catarinense. O aluno formado vai poder trabalhar em propriedades rurais particulares, cooperativas e com assessoria técnica, por exemplo.

O professor Rafael Schmitz explica que o curso técnico em Agropecuária capacita o profissional a trabalhar a matéria-prima de origem animal ou vegetal dentro da propriedade rural. “O foco não é o trabalho em uma indústria, mas na produção no campo, considerando aspectos sociais e ambientais. Prezamos pelo desenvolvimento sustentável e acreditamos que esses aspectos não podem ser esquecidos”, diz Rafael. O setor agropecuário é um dos mais importantes da economia do Extremo Oeste, onde está localizada São Miguel do Oeste, com destaque para a produção de gado de leite, aves e suínos.

Para poder ingressar no curso de Agropecuária é necessário ter concluído a primeira série do ensino médio e estar matriculado no ensino médio em outra instituição. O curso é noturno, com duração de quatro semestres, e abre 40 vagas.

Foco no turismo regional

A importância do turismo para a economia de Santa Catarina é um dos motivadores da criação do curso técnico subsequente em Guia de Turismo do Câmpus Garopaba. De acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), até 2022 o turismo é um dos setores mais promissores da mesorregião Sul, onde fica Garopaba. Por isso, o curso não vai focar apenas o turismo “sol e praia”, típico de Garopaba e sua microrregião (que inclui Imbituba e Laguna, outros destinos famosos pelas praias), mas em todos os segmentos turísticos da mesorregião.

O Sul de Santa Catarina tem, além das praias, atrativos como turismo rural (na região de Santa Rosa de Lima), cânions (principalmente em Praia Grande, na divisa com o Rio Grande do Sul), patrimônio histórico (em Laguna) e a Serra do Rio Rastro (em Lauro Müller). A professora do curso de Guia de Turismo, Juliani Walotek, explica que o objetivo é formar um profissional capaz de trabalhar com esses segmentos e que possa ajudar a promover a integração entre eles, considerando toda a região.

O guia de turismo é responsável pela recepção, traslado, acompanhamento, prestação de informações e assistência a turistas em itinerários ou roteiros locais e intermunicipais. De acordo com os idealizadores do curso, a formação de mais profissionais pode melhorar a qualidade dos serviços turísticos e aumentar o tempo de permanência de turistas na região. Segundo a professora Juliani Walotek, ainda há carência de profissionais capacitados na região. “Há poucos guias profissionais cadastrados e poucas agências de urismo em Garopaba. A ideia é profissionalizar esse setor”, comenta. A profissão de guia de turismo é regulamentada pela Lei 8.623/1993.

É necessário ter o ensino médio completo para poder estudar no curso de Guia de Turismo. O curso é noturno, com duração de três semestres, e abre 40 vagas.

Mecânica em dois câmpus

O curso técnico concomitante em Mecânica do Câmpus Xanxerê forma profissionais que podem trabalhar em várias funções na indústria, como elaboração de projetos de produtos, ferramentas e máquinas e equipamentos mecânicos; planejamento, aplicação e controle de procedimentos de instalação e manutenção mecânica de máquinas e equipamentos; controle de processos de fabricação, aplicação de técnicas de medição e ensaios; especificação de materiais para construção mecânica.

O técnico em Mecânica de Xanxerê pode trabalhar em empresas dos ramos metal-mecânico, de materiais, automotivo, naval, aeronáutico, petroquímico, governamental ou mesmo ser um empreendedor na área. Em Xanxerê, há 238 empresas cadastradas no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Xanxerê (Sitimetal), entre indústrias metalúrgicas, mecânicas, de material elétrico, siderúrgicas, de reparação de veículos e de implementos agrícolas.

O curso tem duração de dois anos e possui certificações intermediárias, de Desenhista Mecânico (após as duas primeiras fases) e de Operador de Máquinas de Usinagem Convencionais (depois das três primeiras fases). As duas podem ser requeridas pelos alunos após completarem a carga horária exigida.

O coordenador do projeto de criação do curso, Luiz Lopes Lemos Júnior, explica que um diferencial do técnico em Mecânica será o foco na prática. “Este curso foca no fazer, além do saber. Os alunos estudarão com o estímulo de apresentar um projeto integrador desde o primeiro semestre. O objeto em estudo será o alvo para que os alunos aprendam os assuntos.”

Para ingressar no curso técnico em Mecânica do Câmpus Xanxerê, é necessário ter concluído a primeira série do ensino médio e estar matriculado no ensino médio em outra instituição. O curso é noturno, com duração de quatro semestres, e abre 40 vagas.

Uma das diferenças do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Itajaí para o de Xanxerê é que no câmpus do Litoral Norte o curso é destinado a quem quer fazer o ensino médio e o profissional no IFSC. A duração é de oito semestres e as aulas vão ser tanto ligadas ao curso técnico como ao ensino médio regular, com disciplinas como Biologia, Química, Física, Matemática, Língua Portuguesa, entre outras.

A expectativa dos idealizadores do curso é que a região de Itajaí tenha um aumento na demanda por profissionais da área de mecânica nos próximos anos por causa do incremento na exploração de petróleo e de gás natural. Além disso, a economia local já tem como alguns de seus setores mais fortes as indústrias naval, metal-mecânica, têxtil e de construção civil, que abrem oportunidades para técnicos em Mecânica.

O aluno formado no curso poderá prestar serviços nas áreas de planejamento, gestão e produção mecânica, além de auxiliar em áreas de engenharia e administração da produção mecânica. O professor Taylor Soares Rosa explica que a formação tem um caráter generalista. “Ao concluir o curso, o aluno poderá atuar no setor industrial como um todo e poderá especializar-se a partir de seus interesses particulares, bem como a partir de oportunidades específicas do mercado de trabalho. Algumas áreas em que poderão atuar: usinagem, soldagem, operação de equipamentos industriais, manutenção, projeto e refrigeração.”

O curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Itajaí é matutino e abre 40 vagas.

Processo seletivo

As inscrições no processo de Ingresso 2015.1 do IFSC devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal de Ingresso, até 3 de novembro. Quem não tem acesso à internet pode ir até um câmpus do IFSC fazer sua inscrição em computadores disponibilizados para o público. O processo seletivo ocorre por meio de uma prova de conhecimentos gerais chamada exame de classificação. Há uma taxa de inscrição de R$ 30,00, mas pessoas de famílias de baixa renda e doadores de sangue podem pedir isenção do pagamento até 23 de outubro.

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

Para obter mais informações, acesse o Portal de Ingresso ou ligue para 0800 722 0250 (ligação gratuita). Para conhecer os cursos que o IFSC oferece no processo seletivo, clique aqui.

 

ESTUDE NO IFSC

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.