O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Casa cheia para a abertura da Semana do Empreendedorismo

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 04 nov 2014 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:48

 

Teve início nesta segunda-feira (3) a Semana do Empreendedorismo do Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na cerimônia de abertura do evento, que tem como tema “Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional”, mais de 250 pessoas acompanharam os discursos das autoridades. Uma temática permeou as falas: o sonho.

 

“Sonhar também uma forma de empreender. Fomos empreendedores com a instalação do câmpus nesta cidade, para desenvolver e aplicar o empreendedorismo social, que se difere do clássico, pois no social tem como objetivo pensar soluções que levam à qualidade de vida da sociedade e não em ações que resultem em lucro”, disse o diretor-geral do Câmpus Caçador, Albertinho Della Giustina.

 

Ele agradeceu aos servidores pelo empenho na realização do evento que foi cercado de dificuldades desde a sua concepção, “mas como o empreendedorismo está enraizado nesses servidores, eles não mediram esforços para realizá-lo. Quero agradecer de coração a este grupo”, acrescenta.

 

“Estamos muito felizes e orgulhosos de estarmos em Caçador. Quando participamos dessas solenidades é que vemos o quanto já realizamos, mas, também o quanto precisamos sonhar para realizar ainda mais. A cidade merece e as pessoas que vivem nela precisam disso. E é papel da educação trazer a possibilidade de sonhar e, mais do que isso, possibilitar a realização desses sonhos”, disse reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.

 

Ela aproveitou a oportunidade para reforçar que as obras de ampliação do câmpus estão bem adiantadas, resultado de investimentos realizados nos últimos anos. “Somos uma instituição pública federal, estamos em pouco tempo expandindo pelo estado inteiro. Isso é resultado do incentivo do governo federal na educação profissional. Além disso, também do trabalho dos servidores que trabalham de modo coletivo e solidário. Um evento como este reforça essa ideia. Estamos trabalhando em conjunto com a cidade para o seu desenvolvimento”, completa.

 

O prefeito municipal, Beto Comazzetto, também participou na abertura, destacando a importância da temática do evento para a cidade. “Agradeço o IFSC pela inciativa. Este tema, do empreendedorismo voltado para a inovação e desenvolvimento regional gera uma interação com a comunidade local, trazendo o crescimento de todos”, disse.

 

Opinião corroborada pelo professor do Câmpus Caçador Pierre Tezza, Coordenador da Semana. “Foram nove meses de muito trabalho. Não sabíamos se ia dar certo, mas o sucesso dependeria da participação e envolvimento de todos. O apoio que recebemos da comunidade não é apenas reflexo da referência dessa instituição como também da importância da temática do evento”, salienta.

 

Sessão ordinária da Câmara de Vereadores

 

Antes da cerimônia de abertura da Semana do Empreendedor, o Câmpus Caçador foi anfitrião da Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores. A inciativa foi proposta pelo diretor do câmpus e aceita pelo poder legislativo municipal como forma de prestigiar o evento. Vários vereadores destacaram a importância da atividade para o desenvolvimento da cidade.

 

Na sessão, foi aprovada a moção que solicita a doação de mais 20 mil m2 de terreno para o IFSC, visando o aumento da estrutura física. “Nosso sonho empreendedor é transformar este câmpus num celeiro de novas oportunidades de educação profissional e técnica na cidade e na região”, comemora o diretor-geral do Câmpus Caçador, Albertinho Della Giustina.

 

O presidente da Câmara de Vereadores destacou o papel fundamental do IFSC na cidade, “que tem buscado a ampliação da oferta de cursos, vagas e oportunidades, possibilitando aos alunos dos cursos técnicos darem continuidade aos seus estudos em instituição pública, gratuita e de qualidade”, completa.

 

Atrações culturais

 

A cerimônia de abertura contou ainda com apresentação da Orquestra Júbilo Celeste, que executou o hino nacional e diversas músicas nacionais e internacionais durante o evento. Ainda, o espaço montado para receber a Semana do Empreendedor foi palco da gravação do programa Alcir Bazzanella. Toda a cerimônia foi transmitida pela IFSC TV.

 

Palestra de abertura

 


Novamente o sonho voltou à tona na cerimônia. Desta vez como pano de fundo para a palestra de abertura intitulada “Pessoas incríveis: como se transformar num profissional de referência”, ministrada pelo administrador de empresas Adonai Zanoni, da ADM S.A., de Florianópolis. “É a ousadia que ajudará a realizar os seus sonhos. O que acontece muitas vezes é a falta de motivação. Tudo o que queremos de grande em nossa vida está fora da zona de conforto”, disse Adonai. A palestra seguiu com o foco no poder pessoal de cada um em conquistar objetivos. O palestrante orientou a como superar medos e assumir o controle da vida. “O medo te freia. O mais importante é o primeiro passo. A única relação possível é com o agora”, lembra.

 

Ainda, deu dicas de como gerir melhor o tempo durante o trabalho e definir prioridades no dia a dia. Também orientou sobre como estar preparado para o mercado de trabalho de sempre dar algo a mais do que é solicitado em uma atividade. Além de deixar claro que é importante ter paixão e determinação por aquilo se propõe a fazer.

 

Para conferir mais fotos da abertura do evento, clique aqui.

 

CÂMPUS CAÇADOR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.