O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC participa da Semana do Lixo Zero

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 16 nov 2014 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:49

 

Apenas 3% do lixo reciclável produzido em Tubarão é recolhido pelo sistema de coleta da prefeitura e estima-se que 1% seja recolhido por catadores de lixo. O volume é baixo e para tentar sensibilizar o poder público e a população sobre a importância da reciclagem, diversas entidades do município, entre elas o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), uniram-se ao Instituto Lixo Zero para organizar uma série de atividades que possam promover a destinação correta dos resíduos. Como resultado desse trabalho, foi realizada de 1º a 9 de novembro, a Semana do Lixo em Tubarão com palestras, oficinas e mutirões de limpeza. 

 

No Câmpus Tubarão, foi realizada uma oficina de confecção de canecas a partir de latinhas de alumínio. Participaram da atividade egressas do curso de Reciclador do Pronatec Mulheres Mil. "Essa é uma técnica que muitas delas não conheciam e que pode significar uma renda extra para elas, além de representar um ganho para o meio ambiente porque recicla um material que, muitas vezes, é descartado de forma incorreta", explica Maria Angélica Marin, Chefe do Departamento de Ensino do Câmpus Tubarão.  

 

Os servidores do câmpus também participaram das atividades da Semana do Lixo Zero. Eles assistiram à palestra de Bea Johnson, autora do livro e do blog Zero Waste Home (Lar Lixo Zero), e a de Leslie Lukacs, que é consultora ambiental e implementa o conceito lixo zero em estádios, universidades, instituições públicas e privadas. " Para nós foi muito importante participar da Semana, porque a promoção da sustentabilidade também faz parte das metas do IFSC", afirma Maria Angélica.  

 

No sábado, os servidores  participaram ainda do mutirão de limpeza nas margens do rio Tubarão em que foram coletadas milhares de garrafas PET e de vidro, latas, papelão, isopor e até mesmo lixo eletrônico. “O que nós percebemos é que havia nas margens do rio muitos resíduos descartados, indevidamente, pelo comércio local. Havia caixas de sapato de uma loja e pneus de uma oficina”, avalia Manuela Pessoa, engenheira ambiental responsável pela Semana do Lixo Zero em Tubarão. 

 

Ela explica que a proposta é que no ano que vem seja feita uma semana para discutir o consumo. “Não adianta apenas tratarmos da questão do lixo, precisamos também discutir o consumo, porque será o consumo consciente que de fato fará com que se gere menos lixo”.

 

A Semana do Lixo Zero deste ano foi realizada em nove cidades brasileiras como Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e São Paulo. Houve ainda atividades em Montevidéu, no Uruguai, e em São Francisco, nos Estados Unidos.

 

CÂMPUS TUBARÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.