O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Garopaba inaugura nova sede

CÂMPUS GAROPABA Data de Publicação: 24 jun 2015 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:56


Mais de 300 pessoas participaram, na última terça-feira (23), da inauguração oficial do novo câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na cidade de Garopaba. Em funcionamento no município desde 2010, com a oferta de cursos por meio de parceria com a Prefeitura, o Câmpus Garopaba começa oficialmente a funcionar na sede própria, que tem uma área construída de 4 mil metros quadrados e vai permitir a ampliação do atendimento para os estudantes da região.

Bastante emocionada, a diretora Telma Pires Pacheco Amorim citou o compositor Raul Seixas ao definir o processo de trabalho pela construção do câmpus: “sonho que se sonha junto é realidade”. Telma agradeceu ao servidor João Pacheco, do câmpus São José, e à ex-reitora Consuelo Sielski Santos pelos primeiros movimentos em prol da instalação do IFSC no município. “Hoje todos nós estamos realizando esse sonho juntos”, afirmou, lembrando de outros projetos a concretizar no espaço, como a construção do auditório.

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider falou sobre a importância da inauguração dos novos câmpus do IFSC – além de Garopaba, já foi inaugurado o Câmpus Itajaí e nos próximos dias será a vez de Tubarão, São Carlos e Urupema receberem seus câmpus – no contexto da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Em 2005 a Rede tinha 140 câmpus no país, e dez anos depois já são 562. Isso é resultado da decisão do governo de investir na educação profissional pública”, afirmou. Em Santa Catarina a rede já conta com 40 câmpus – 22 do IFSC e 18 do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Maria Clara lembrou também o grande empenho das lideranças locais para a construção do câmpus do IFSC, que inicialmente ofertou cursos em convênio com a Prefeitura e depois passou a funcionar em um prédio alugado. “Nós tivemos aqui um caso muito especial, no qual a Prefeitura adquiriu o conjunto de terrenos para construir o câmpus”, salientou. “Muitos desafios foram enfrentados e vencidos de forma coletiva, e é por isso que hoje estamos aqui”, disse a reitora, que informou que já foi concluída a licitação para a construção do auditório do câmpus e também firmada parceria com o Estado e a Prefeitura para a oferta de ensino inovador no município.

O prefeito de Garopaba, Paulo Sérgio Araújo, lembrou o empenho do ex-prefeito Luiz Nestor, falecido em 2013, pela construção do câmpus do IFSC em Garopaba. “Hoje eu entrego para o povo de Garopaba uma obra que foi conquista tua, Luiz Nestor”, disse Araújo. A diretora Telma Amorim e a reitora Maria Clara entregaram uma homenagem à mãe do ex-prefeito, Maura Nascimento Luiz, em agradecimento pelo apoio de Luiz Nestor para a construção do câmpus.

Também participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Edson Caporal, o presidente da Câmara de Vereadores de Garopaba, Luiz Bernardo, e o representante dos alunos do câmpus, Paulo Ricardo Santos Dias, que faz o curso técnico em Guia de Turismo. Na plateia estavam vários diretores de outros câmpus e servidores do IFSC, além de alunos e comunidade. No início da solenidade, houve apresentação da companhia de teatro Desmontagem Cênica, de Imbituba, e do Grupo de Canto do Câmpus Garopaba, formado por alunos e servidores.

Estrutura

O Câmpus Garopaba iniciou suas atividades em 2010, quando passou a ofertar cursos de qualificação profissional em salas cedidas pela Prefeitura. Em 2012, passou a ocupar um imóvel alugado no bairro Campo D’una, onde iniciou a oferta dos cursos técnicos de Hospedagem, Biotecnologia e Informática. Estes dois últimos iniciaram com a realização de um projeto-piloto do câmpus em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna. Ainda na sede provisória, promoveu o curso Proeja Certific Operações Básicas de Hospedagem.

Em dezembro de 2014, ocorreu a mudança para a sede definitiva. O prédio tem 4 mil metros quadrados de área construída, com 14 laboratórios e 14 salas de aula. A estrutura conta ainda com espaços destinados à parte administrativa e uma biblioteca. Atualmente o câmpus conta com 40 servidores docentes e técnico-administrativos, além de prestadores de serviço terceirizados que atuam na limpeza, portaria, jardinagem e condução do veículo oficial.

Em 2015, o câmpus abriu sua primeira turma do curso técnico em Guia de Turismo, além de oferecer diversos cursos de formação inicial e continuada em três eixos de atuação. Além disso, estão sendo preparadas as instalações para a oferta de cursos na modalidade a distância.

Desde o início das atividades do câmpus, foram certificados 731 profissionais, majoritariamente dos municípios de Garopaba e Imbituba. Com a ampliação da estrutura, o objetivo é desenvolver ações para atender também alunos de Laguna, Paulo Lopes, Pescaria Brava e Imaruí.

Foto debaixo: Sérgio Saraiva

CÂMPUS GAROPABA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.