O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto irá implementar hortas orgânicas em escolas de Garopaba

CÂMPUS GAROPABA Data de Publicação: 02 mai 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:07


Alunos do quinto semestre do curso técnico em Biotecnologia do Câmpus Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estão implementando uma horta orgânica na Escola Estadual Maria Corrêa Saad. O projeto deve servir de piloto para ações semelhantes em escolas públicas das redes municipal e estadual do município. A ideia é preparar e mobilizar os estudantes para cultivar a horta, cujos produtos devem passar a fazer parte da merenda escolar.

 

A ação faz parte da unidade curricular de Projeto Integrador II, orientada pelo professor e engenheiro agrônomo Júlio Bragaglia, e deve ser concluída no final deste semestre letivo. As atividades integram teoria e prática, pois os alunos de Biotecnologia prepararão o terreno e farão o plantio enquanto aprendem sobre diversidade, fertilidade e microbiologia do solo. 

 

A fase atual é de criação de minhocário. Na sequência, os alunos farão a adubação do solo e seleção de sementes. As plantas a serem cultivadas são aromáticas e medicinais, como capim limão, hortelã e temperos. Isso se deve à inviabilidade do plantio em larga escala ou utilização de agrotóxicos, importantes no cultivo do tomate, por exemplo, conforme explica o professor Júlio.

 

O aluno do IFSC, Augustto de Souza, conta que o processo de implementação da horta vai desde a limpeza do local até a apresentação de palestras para os alunos do colégio, em um trabalho de equipe. “Aprender interagindo está sendo positivo, pois é diferente observar do que agir sobre o objeto de estudo", destaca Augustto.

 

CÂMPUS GAROPABA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.