O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mostra de Cultura Haitiana começa amanhã em Videira

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 06 mai 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:07


O Câmpus Caçador é um dos promotores da Mostra de Cultura Haitiana Itinerante, que começa no domingo, dia 8, em Videira, no Meio-Oeste catarinense. A exposição ficará até 10 de junho no Museu do Vinho (Rua Padre Anchieta, 344, Matriz). O projeto inclui música, dança, comida e artesanato típicos do Haiti, além da exposição fotográfica "Haiti-Bombagai", do artista e fotógrafo Radilson Carlos Gomes, entre outras atividades.

A professora Luana de Gusmão Silveira explica que a mostra é resultado de um projeto de extensão que teve sua primeira execução em junho de 2015, no Câmpus Caçador. "A partir do êxito da proposta que tem como objetivo entrelaçar educação e integração, promovendo a inserção dos imigrantes e refugiados no tecido social, econômico e cultural de nosso país, decidi, enquanto coordenadora do projeto, em parceria com os alunos do curso de Português para Estrangeiros, levar a proposta a outros municípios de Santa Catarina", conta. A primeira edição da versão itinerante da mostra foi realizada no Câmpus Gaspar do IFSC.

A primeira edição do projeto deixou um desejo de continuidade, segundo Luana. "Enquanto educadora, pude perceber o quão significativo foi aquele momento para os imigrantes e refugiados. Penso ainda que acolher pessoas que fogem de conflitos bélicos ou catástrofes, como no caso do Haiti, é um dever ético irrevogável. No entanto, o processo de acolhida, para ser pleno e efetivo, deve estar pautado no acesso à educação e na integração dos imigrantes à comunidade local", comenta.

A abertura da exposição ocorre às 14h30 de domingo. A entrada é gratuita.

 

CÂMPUS CAÇADOR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.