O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudante do IFSC é campeão sul-brasileiro de xadrez

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 02 jun 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:09

 

O xadrez entrou na vida dele aos cinco anos de idade e, aos 15 anos, ele já coleciona mais de cem medalhas e troféus em competições locais, estaduais e regionais como enxadrista – nome dado ao jogador de xadrez. André Jordí Volkmann, que está na segunda fase do curso técnico integrado em Química, tem acumulado premiações e no último mês adicionou à sua coleção o primeiro lugar no Campeonato Sul-Brasileiro Escolar de Xadrez na categoria “Ensino Médio Masculino”. O evento foi realizado em Otacílio Costa (SC) e, agora, o estudante se prepara para participar da etapa nacional, marcada para setembro em Poços de Caldas (MG).

André se aproximou da modalidade devido ao incentivo da escola em que estudava e, há nove anos, não parou de praticar. “Minha família me apoia bastante, apesar de eu ser o único da família que joga com esta intensidade”, diz.

Para se preparar para as competições, o aluno do IFSC treina três vezes por semana na Fundação Municipal de Esportes de Jaraguá do Sul. “Graças a esta dedicação já conquistei medalhas de ouro em campeonatos como Olimpíada Estudantil Catarinense [Olesc], em 2014, e numa edição anterior do próprio sul-brasileiro escolar, em 2013”, conta.

Apesar das vitórias, André não pensa em se tornar um enxadrista profissional. “Gosto de jogar, mas não quero ser profissional. Por enquanto eu aproveito os benefícios do xadrez, como a ajuda que ele dá no raciocínio lógico e nas aulas de matemática”, afirma.

Fotos do campeonato: redes sociais

 

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.