Do técnico ao superior: alunos seguem itinerário formativo no IFSC

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 29 set 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:19

"Melhor escolha que já fiz." A convicção de Aline Luiza dos Santos atesta tanto a qualidade do ensino quanto a oferta de cursos com base em itinerários formativos, que otimizam recursos humanos e materiais da instituição e permitem a evolução socioprofissional dos alunos. Formada no curso técnico integrado em Eletroeletrônica, Aline entrou na primeira turma do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville, reforçando o grupo de técnicos que tem a possibilidade de continuar seus estudos nos cursos superiores do IFSC.

Colega de Aline desde o curso técnico, Diogo Millnitz também está na sala de Engenharia Elétrica. "Legal ter a oferta deste curso novo pra gente continuar a carreira dentro do IFSC", comenta. O curso de Engenharia Elétrica teve sua primeira oferta no Câmpus Joinville no primeiro semestre deste ano e terá entradas anuais.

Outro curso superior implantado este ano no Câmpus Joinville, agora no segundo semestre, é Engenharia Mecânica, que também terá entradas anuais. O curso atendeu às expectativas de Thais Emily Silvano e Tainara Voit, que fizeram o técnico integrado em Mecânica e ingressaram animadas na primeira turma do novo curso. "Tivemos uma boa base no curso técnico, o que está facilitando bastante nosso estudo", declara Thais.

"A gente gosta muito do Câmpus, não só pelo ensino, mas principalmente pelas pessoas que trabalham aqui. É como se fosse nossa família", conta Tainara. Os quatro alunos se encontraram no último sábado (24), durante a formatura dos cursos técnicos.

Experiência positiva

Na formatura dos cursos superiores, também no sábado, estava Marcela do Prado, que concluiu o curso de tecnologia em Gestão Hospitalar, iniciado em 2011, no Instituto Federal de Roraima. Quando se mudou para Joinville, em 2013, ela decidiu continuar Gestão Hospitalar no Câmpus Joinville e, ao mesmo tempo, cursar o técnico em Enfermagem, que já concluiu em 2014.

"Foi uma oportunidade muito boa ter conseguido fazer um curso técnico e um curso superior numa escola gratuita que proporciona o crescimento profissional dos seus alunos", enfatiza Marcela, que desde que se formou trabalha como técnica em Enfermagem. Agora, seu projeto de vida é trabalhar no Câmpus Joinville. Ela está fazendo especialização em Auditoria de Contas Médicas, em outra instituição de ensino. "No futuro, me vejo como professora do IFSC."

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

Foto 1: Thais Emily Silvano, Tainara Voit, Aline Luiza dos Santos e Diogo Millnitz
Foto 2: Marcela do Prado, técnica em Enfermagem e tecnóloga em Gestão Hospitalar, com a família

CÂMPUS JOINVILLE