O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

EJA integra ensino fundamental e profissional no Câmpus Joinville

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 14 dez 2016 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:23

 

A família reunida comprova a importância da conquista: aos 57 anos, Ires Magro obteve seu certificado de conclusão do ensino fundamental. Um sonho que a dona de casa acalentava desde que os pais a tiraram da escola, ainda criança. "Como era mais alta que as minhas duas irmãs, eles achavam que eu era grande demais para estudar", lembra Ires, que em sua volta aos estudos recebeu o apoio incondicional do marido, filhos e netos.


Ires foi uma das alunas do curso de Promotor de Vendas, ofertado pelo Câmpus Joinville na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), por meio do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Após dois anos de estudo, os alunos saíram com o diploma do 6º ao 9º ano e de promotor de vendas. A cerimônia de formatura foi realizada no dia 1º de dezembro.


O curso foi ofertado nas escolas municipais Amador Aguiar, do Bairro Ulysses Guimarães, Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, do Jardim Paraíso, e Valentim João da Rocha, do Vila Nova. As escolas municipais ficaram com a parte de formação geral e o IFSC se responsabilizou pela qualificação profissional, da compreensão de técnicas de vendas ao planejamento estratégico adotado no mercado.


Oportunidade


Voltar a estudar foi um desafio que Ires enfrentou com seriedade. "Eu tinha necessidade de estudar. Não sabia ler nem escrever. Só sabia assinar o nome", conta. Primeiro, ela fez a EJA das séries iniciais e, com o incentivo da equipe da Escola Amador Aguiar, ela seguiu os estudos no curso ofertado pelo IFSC. "Mudei a minha visão sobre as coisas. A leitura enriquece. A gente sem saber ler é um livro fechado."


A conquista de Ires é compartilhada pela filha mais velha, Marilei Esser. "Ver a alegria dela é uma conquista pra gente também", comemora, lembrando que a mãe ficou muito mais independente depois que voltou a estudar. Um processo que Ires não quer mais parar. Ano que vem, ela já começa o ensino médio e as aulas para tirar a carteira de habilitação.

 

Confira mais sobre o assunto na série EJA Transforma.


Por Liane Dani | Jornalista IFSC

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.