O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mostra de Teatro marca estreia do grupo teatral

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 21 dez 2016 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:23


Plateia lotada, aplausos e muitos elogios do público confirmaram o sucesso da estreia do grupo É o Quê? no universo teatral, na última quinta-feira (15). A apresentação do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão, do dramaturgo inglês William Shakespeare, fez parte da programação da Mostra de Teatro do IFSC Sesc em Atos, realizada na semana passada, de 12 a 16, no Câmpus Canoinhas. Devido ao sucesso de público, a peça foi reapresentada na sexta-feira (16), também com casa cheia.

O grupo de teatro do Câmpus foi formado neste ano pelo Núcleo de Cultura e Arte (NuCA), que também organizou a Mostra de Teatro, com o apoio do Sesc Canoinhas. Após meses de ensaio, geralmente nos finais de semana, o grupo finalizou a montagem da peça, escolhida com o objetivo de homenagear os 400 anos de falecimento de Shakespeare. Anteriormente, o grupo havia apresentado um casamento caipira na festa julina do Câmpus e um flash mob no Simpósio de Humanidades, em agosto.

“A estreia da peça representou para os artistas a superação de desafios e a transformação por meio da arte”, avalia o coordenador do NuCA, Mauro do Nascimento. “A arte tem o poder de despertar a criticidade e de criar laços de solidariedade”, complementa o professor.

Para o próximo ano, o grupo É o Quê? já está preparando a sua agenda de trabalho. No Câmpus Canoinhas, a peça Sonho de Uma Noite de Verão será apresentada no início do semestre letivo, para recepcionar os novos alunos. O NuCA também está articulando apresentações em outros câmpus do IFSC, em cidades da região e em festivais de teatro. As inscrições para novos integrantes serão abertas em fevereiro.

Intercâmbio cultural

Além do grupo do Câmpus Canoinhas, a Mostra de Arte também foi de intercâmbio com outros grupos de teatro, como o já tradicional Boca de Siri, do Câmpus Florianópolis, que mostrou o espetáculo Incorpóreo. “O intercâmbio foi uma experiência extremamente significativa e essencial para o desenvolvimento do teatro no IFSC e nas regiões que os câmpus se encontram”, afirma Mauro. A programação também contou com a participação dos grupos de teatro da Fundação Cultural de Canoinhas e do curso de Recreador do Câmpus Canoinhas.

A primeira edição da Mostra de Teatro, contemplada pelo Edital 11/2016 – Mostra de Arte e Cultura Didascálico, contou ainda com a realização de cinco oficinas teatrais, em que participaram alunos do IFSC e de escolas públicas e privadas de Canoinhas. “As oficinas foram essenciais para o processo formativo dos integrantes do grupo de teatro É o Quê? e, sobretudo, contribuíram para a formação de plateia para o teatro”, explica o coordenador do NuCA.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC



CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.