O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Certificação do Ensino Médio pelo Enem possibilita retomada dos estudos

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 01 fev 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:24



 Um trato entre mãe e filho possibilitou a Abiqueila Sinkere Simões a realização de um sonho interrompido com a maternidade, em 1998: a conquista do certificado de conclusão do Ensino Médio para ingressar na faculdade. Nesta semana, Abiqueila veio ao Câmpus Joinville solicitar a certificação a partir da nota do Enem, com o objetivo de fazer o curso de Nutrição.
A expectativa é conseguir uma vaga na faculdade pelo Sisu.
"É vida nova. Vou fazer o que gosto que é trabalhar com a saúde."


Ela ficou sabendo que podia pedir a certificação do Ensino Médio pelo Enem em conversa com os alunos da escola onde trabalhava, há alguns anos, mas não procurou mais informações sobre o assunto. No ano passado, o filho, Welligton, de 18 anos, apresentou de novo a possibilidade e propôs um acordo: ele faria a inscrição no Enem e ajudaria nos estudos; ela pagaria a taxa e estudaria para as provas.

"Tentar não custa", foi o que pensou Abiqueila, que cumpriu sua parte com louvor. "Participei do programa de preparação para o Enem do MEC, vi tutoriais na internet e li todas as dicas de redação", conta. Sentindo-se preparada, fazer as provas foi tranquilo. "Dormi bem antes das provas, não fiquei nervosa e li todas as perguntas antes de responder."

Como obter a certificação

Os candidatos que prestaram o Enem até 2016 e ainda não concluíram o Ensino Médio podem solicitar a declaração de certificação ou declaração parcial de proficiência nos câmpus do IFSC. Para fazer a solicitação, o participante deve ter escolhido um dos câmpus da instituição como certificadora, durante o preenchimento da inscrição no exame.

Deve também atender aos seguintes requisitos: não ter concluído o Ensino Médio; ter indicado, no ato da inscrição, a pretensão de utilizar os resultados de desempenho do Enem para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio; ter indicado, também no ato da inscrição, o IFSC como instituição certificadora; ter, no mínimo, 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem; ter atingido, no mínimo, 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em cada área (para exames realizados a partir de 2012).

Ter atingido, na mesma edição do exame, o mínimo de 500 pontos na redação e o mínimo de 400 pontos na área de linguagens, códigos e suas tecnologias (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em linguagens, códigos e suas tecnologias (para exames realizados a partir de 2012).

Não há possibilidade de juntar os resultados da área de linguagens e de redação de anos distintos, tendo em vista que a matriz de referência do Enem concebe a prova de redação como integrante da área de linguagens, códigos e suas tecnologias.
O pedido deve ser realizado na secretaria acadêmica do câmpus indicado no momento da inscrição no Enem.

O requerimento deve ser entregue junto à seguinte documentação (original e cópia): boletim de desempenho individual do Enem (clique aqui para emitir o boletim de desempenho individual); documento de identificação com foto atualizada (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou carteira profissional reconhecida por lei); CPF; declaração de que não concluiu o Ensino Médio, requerimento de solicitação preenchido e assinado.

Após o encaminhamento da documentação, o prazo para emissão do certificado é de 45 dias. Durante o período para a elaboração do certificado, a secretaria do câmpus poderá emitir, em até 72 horas, declaração provisória de conclusão do ensino médio, se necessário.

Quem não conseguiu a pontuação mínima exigida nas quatro áreas do conhecimento para obter a certificação do ensino médio pode, também, solicitar a declaração parcial de proficiência referente às áreas em que tenha obtido mínimo de 450 pontos. Se a área a ser atestada for linguagens, códigos e suas tecnologias, para a Declaração Parcial de Proficiência é preciso ter atingido mínimo de 450 pontos nessa área e 500 pontos na redação, na mesma edição do exame.

O Ministério da Educação está alterando o sistema de certificação do Ensino Médio e a partir de 2017 não poderá mais ser utilizada a nota do Enem. Os candidatos que queiram a certificação de conclusão terão que participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Para mais informações sobre a certificação do Ensino Médio pelo Enem no IFSC, clique aqui.


Liane Dani e Beatrice Gonçalves – Jornalistas IFSC

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.