O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Professores e alunos organizam horta comunitária

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 01 fev 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:24


 Que tal deixarmos o Câmpus Itajaí mais verde? Uma iniciativa de professores e alunos do curso técnico em Recursos Pesqueiros está transformando uma das áreas do Câmpus. Eles montaram uma horta comunitária próxima dos laboratórios do curso. “Resolvemos montar a horta para termos temperos para as aulas de Processamento de Pescados.

Aos poucos começamos a ampliá-la e hoje já temos manjericão, pimenta, hortelã, sálvia, tomate, abóbora, cebolinha, salsinha. Há ainda plantas alimentícias não convencionais, as chamadas pancs, como a ora-pro-nóbis, que é uma importante fonte de proteína”, explica a professora Melina Chiba Galvão.

Toda a produção é orgânica e para adubar as plantas, os professores estão trabalhando para a construção de uma composteira. “Nós visitamos a Epagri e eles nos deram algumas orientações de como devemos construir a composteira.

Ela deve ser coberta e é preciso seguir uma relação de carbono e nitrogênio. A proposta é que possamos começar usando resíduos do laboratório de Processamento de Pescados e quem sabe um dia utilizar também os resíduos orgânicos da cantina.”



A horta é comunitária e os servidores e alunos do Câmpus podem colher os temperos.
“A horta é de todos, o que nós pedimos é que as pessoas nos ajudem a mantê-la. Tragam novas mudas e nos ajudem a irrigá-la. Hoje um dos nossos maiores problemas é com o sol, muitas das plantas precisam ser constantemente irrigadas. Também temos poucas ferramentas e estamos aceitando doações.”

Para proteger as plantas de predadores, estão sendo utilizadas algumas técnicas para evitar o uso de herbicidas artificiais.
“Nós aproveitamos pneus e estamos plantando em formato de mandala porque assim conseguimos consorciar algumas espécies que é quando você planta elas juntas para que uma iniba predadores para a outra.
Um exemplo disso é a plantar a sálvia junto com a abóbora. Plantamos também arruda para que ela iniba os predadores.”

A horta é uma das atividades do projeto de extensão Coletivo Hortas Autônomas Orgânicas Sustentáveis (Chaos).

“Temos interesse em ampliar o projeto, promover troca de mudas entre os servidores e alunos e pensar em atividades que possam ampliar as áreas verdes do Câmpus. Junto com o grêmio estudantil e o centro acadêmico poderíamos pensar em um telhado verde para o container.
Outra ideia seria que cada turma de formandos plantasse uma árvore no câmpus”, avalia a professora Melina Chiba Galvão.


Participam também do projeto os professores Rodrigo Gomes e Janaína Bannwart.


Por Beatrice Gonçalves – Jornalismo IFSC

CÂMPUS ITAJAÍ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.