O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluna do Câmpus SMO conta sua experiência de intercâmbio

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 02 fev 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:24



O azeite de oliva tornou-se um item cada vez menos dispensável na mesa dos catarinenses. Em restaurantes ele também está sempre disponível. O produto que deriva da oliveira ainda é produzido em pouca quantidade no Brasil então o país importa, especialmente de Portugal, praticamente tudo que é consumido aqui dentro.

Com o passar dos anos, as experiência com oliveiras cresce em Santa Catarina e também em outros três estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Mesmo assim, o Brasil precisa dos anfitriões no assunto: os países da Europa.

E foi lá, a mais de 8 mil quilômetros de casa, que a aluna Bruna Spironello Anschau, do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC, se inseriu em um projeto sobre a cultura do olival.

Bruna estudou no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Ela fazia observações, colheitas e medições das oliveiras, assim como análises de gordura, umidade, acidez, medidas dos frutos, peso unitário e total, índice de maturação, relação polpa x caroço das azeitonas.

Após quase quatro meses, a aluna está de volta ao Brasil para encerrar em 2017 o curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio.

Ou seja: ela sairá do IFSC com o certificado do ensino regular, do técnico e ainda carregando no currículo um intercâmbio com a experiência de participar de perto da produção de um produto que tem muito potencial para ser desenvolvido na região Sul do Brasil.

Intercâmbios no IFSC

O Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC tem sido figurinha repetida quando o assunto é intercâmbio. Mas vamos deixar claro: este tipo de repetição incentiva mais alunos a colarem mais figurinhas e contribui para o álbum aumentar a cada ano.

As páginas do álbum de intercâmbio de SMO tem sido preenchidas com pelo menos um novo rosto. Desta vez, a estudante Bruna Spironello Anschau, 18 anos, deixou sua marca.

O Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie) é voltado a alunos de cursos técnicos e de graduação. Atualmente, ocorre em instituições de ensino da Alemanha, Espanha, Finlândia e Portugal. Os interessados poderão participar de atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de estágio e de inovação.

No edital lançado em 2016, o Propicie previa auxílio financeiro aos intercambistas no valor de 500 euros mensais pelo período de três meses para alunos de cursos técnicos e 500 euros pelo período de quatro meses para alunos de cursos de graduação, dependendo do cronograma da atividade a ser executada na instituição de ensino estrangeira. Além desses valores, todos os intercambistas receberam o equivalente a 700 euros como auxílio para compra de passagens aéreas e outras despesas de deslocamento até o local do intercâmbio.


Clique aqui
 para saber mais sobre o intercâmbio do IFSC, o Propicie.

Confira a entrevista:

IFSC - Quando você decidiu participar do intercâmbio/Propicie e por quê?


Bruna Spironello Anschau - Logo após meu ingresso no IFSC, eu soube que havia a oportunidade de realizar um intercâmbio em outros estados e países através do programa Propicie. Desde então, me dediquei para que fosse possível participar do mesmo e desta forma, quando eu obtive todos os requisitos que eram necessários, me inscrevi e fui selecionada. Portanto, acredito que o momento no qual decidi que gostaria de participar foi ainda quando estava no 1º ano do Ensino Médio Integrado, sendo que o intercâmbio, desde então, tornou-se para mim uma meta e um sonho. O motivo de desejar tanto participar do programa Propicie foi o fato de que o mesmo me proporcionaria experiências e conhecimentos que não obteria sem essa oportunidade. Tinha certeza que a realização de um projeto em outro país contribuiria muito para melhoria da minha vida acadêmica, profissional, pessoal e social. Felizmente, não me decepcionei com as minhas expectativas em nenhum momento.


IFSC - Em que cidade/país você morou? Por quanto tempo?

Bruna - Eu morei na cidade de Beja-Portugal por aproximadamente três meses e meio, sendo que fui no dia 27 de setembro e retornei no dia 16 de janeiro.

IFSC – O que e em que local você estudou?

Bruna - Eu realizei um projeto sobre a cultura do Olival no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Cursava a disciplina de Olivicultura que é oferecida aos estudantes do curso de agronomia e realizava atividades no centro hortofrutículo e laboratórios do Instituto. Dentre as atividades, fazia observações, colheitas e medições das oliveiras, assim como análises de gordura, umidade, acidez, medidas dos frutos, peso unitário e total, índice de maturação, relação polpa x caroço das azeitonas.

IFSC - O que você aprendeu para a sua profissão? É possível trazer alguma ideia para o IFSC, para seu curso?

Bruna - Atualmente, há diversos estudos para a implantação de olivais no Brasil, sendo que, em alguns estados, já há plantações dessa cultura. No estado de Santa Catarina também realizou-se estudos e plantações de oliveiras nos últimos anos, sendo a região mais propícia para a instalação, o oeste e extremo-oeste do estado. Dessa forma, levando em consideração que atualmente a cultura está cada vez mais presente na nossa região, o conhecimento obtido durante o intercâmbio pode auxiliar-me na minha vida profissional e acadêmica para atuação na área. Se pensarmos que nossa região é propícia a essa cultura e que o IFSC Câmpus São Miguel do Oeste está crescendo muito nos últimos anos e oferendo vários novos cursos - tanto técnico integrado e concomitante, como de graduação - acredito que é possível futuramente utilizar os conhecimentos obtidos para melhoramento e aprofundamento dos cursos do câmpus.


IFSC - O que você aprendeu para a sua vida?

Bruna - A experiência de ir para outro país e morar sozinha foi extremamente incrível e importante para minha vida, sendo que lá tornei-me mais independente, fiz novas amizades, tive a oportunidade de visitar vários lugares, além de conhecer e conviver com várias outras pessoas de diferentes culturas. Tudo isso contribuiu para o melhoramento da minha vida pessoal e social.

Além de tudo isso, o intercâmbio foi uma das minhas primeiras conquistas e consequentemente, um incentivo para acreditar na concretização de novos objetivos e sonhos.

IFSC - Qual é a sua avaliação no geral do intercâmbio? Incentiva outros alunos a fazerem? Por quê?

Bruna - Analisando todos os aprendizados e experiências que foi possível obter apenas através do intercâmbio, avalio o programa Propicie como uma oportunidade única e extremamente incrível oferecida aos estudantes do IFSC. Com toda a certeza incentivo todos os alunos, se tiverem a oportunidade, a participarem do programa. Acredito que assim como foi para mim, a realização do intercâmbio será de imensos aprendizados em diversas áreas.

---

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.