O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno do IFSC é um dos embaixadores do Movimento Santa Catarina pela Educação

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 21 mar 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:26

 

O aluno do curso de Engenharia Elétrica do IFSC Câmpus Florianópolis, Nelson Matheus Silva da Conceição, de 19 anos, foi um dos 32 jovens selecionados para atuar como embaixador do 

Movimento Santa Catarina pela Educação. O Movimento, liderado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), tem o propósito de apoiar o desenvolvimento educacional do estado e do país. O objetivo principal é mobilizar e influenciar o poder público e a iniciativa privada para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino.

Como parte da iniciativa foi criado o projeto Jovens Embaixadores, responsável por articular a aproximação do Movimento com as instituições de ensino participantes e promover o envolvimento dos jovens na causa da educação, considerando suas perspectivas e suas formas de pensar sobre a questão. O projeto reúne estudantes de todo o Estado que foram convidados pelas Câmaras Regionais da Fiesc. A seleção dos participantes levou em conta dois requisitos básicos: ter entre 14 e 24 anos e ter tido algum tipo de destaque no âmbito da educação. No caso de Nelson, além de apresentar um excelente histórico escolar e uma trajetória de vida de superação, a sua atuação em outros programas sociais foi determinante para que o convite lhe fosse feito. “A participação nesse tipo de projeto abrange conhecimentos e experiências de vida que vão além de sala de aula, proporcionando discernimento sobre como trabalhar em equipe, como ajudar as pessoas de verdade e como ser um ser humano melhor” explica o aluno.

 

Os Jovens Embaixadores têm papel importante nas discussões do Movimento Santa Catarina pela Educação por meio de contribuições que destacam o ponto de vista dos

estudantes. Além disso, os jovens têm a oportunidade de auxiliar na estruturação e execução de projetos com as instituições de ensino parceiras e participar de ações de mobilização de outros alunos visando a melhoria dos indicadores educacionais de Santa Catarina. A preparação dos 32 participantes incluiu a realização de um programa de capacitação que esclareceu as diretrizes, objetivos e metas do Movimento e orientou os jovens sobre a celebração de parcerias entre escolas e iniciativa privada. 


A conscientização dos jovens sobre a importância da educação para o seu crescimento e formação como cidadão é imprescindível para que haja um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o envolvimento de alunos, pais, professores e comunidade, assim como a promoção de iniciativas como o Movimento, são fundamentais para contribuir com a melhoria da educação. Nelson destaca a importância do envolvimento dos pais na formação de seus filhos. “Um apelo que tenho a fazer é que os pais cuidem mais de seus filhos no âmbito escolar e que sejam mais presentes nas vidas de seus filhos, pois isso evitará que os jovens busquem exemplos e referências fora de casa. Acompanhem mais os seus filhos e incentivem que eles permaneçam na escola”. Por fim, o Jovem Embaixador deixa um convite aos que tiverem interesse em participar da iniciativa. “Os jovens que tiverem interesse em participar como voluntários do Movimento estão todos convidados. Basta acessar o site Eu Voluntário e se inscrever”. 

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.