O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

A história de Jacinta: nunca é tarde para estudar

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 03 mai 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:28

 

Ela se formou em Ciências Contábeis, casou, foi mãe, trabalhou em grandes empresas e viajou o mundo a trabalho. Até o dia em que resolveu auxiliar o filho, Eron, a montar uma empresa, a Invertron – Solução em Inversores de Frequência e Soft-Starters. Hoje, aos 60 anos, Jacinta Maria Junges aplica os conhecimentos obtidos no curso técnico em Eletrotécnica do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no gerenciamento da empresa, com sede em Içara.

A inspiração veio do próprio filho. Aluno de Engenharia Elétrica na Satc, o jovem dava os primeiros passos no ramo da eletroeletrônica industrial. O ano era 2012 e aposentada descobria ali uma nova paixão. “Eu trabalhava na área da exportação, no setor da cerâmica. Trabalhei mais de 20 anos nisso. Passei pela Cecrisa e pela Itagres até me aposentar”, conta Jacinta.

Em 2014, com dois anos de empresa montada, ela foi ousada mais uma vez e se inscreveu no curso técnico Subsequente (Pós-Médio) em Eletrotécnica do Câmpus Criciúma, onde se formou em março do ano passado. “A eletricidade é o princípio de toda tecnologia. E sou muito agradecida ao IFSC. O que aprendi durante o curso não tem preço. O ensino é excelente e me possibilitou acompanhar de perto todas as etapas da empresa, não só a parte financeira, que eu já dominava”, afirma.

O filho, que motivou todas essas conquistas, hoje pensa em cursar a graduação em Engenharia Mecatrônica no Câmpus Criciúma, entusiasmado com as descobertas da mãe. Na equipe de funcionários da Invertron, um deles foi colega de sala de aula de Jacinta no IFSC. “Nos formamos juntos e ele contribui muito para a empresa”, ressalta.

A empresária se entusiasma ao destacar a qualidade de ensino do IFSC como um diferencial no curso que escolheu. “Os professores são fantásticos, tem um nível ótimo de ensino. Tive uma base muito boa na área da eletrônica durante o curso e a metodologia de ensino é bastante atualizada”, explica.


A Invertron apostou na oferta de soluções para empresas da região, envolvendo prevenção, conserto, blindagem e tecnologia. Entre os serviços ofertados pela empresa, estão manutenções preventivas e corretivas, soluções industriais, mão de obra qualificada para instalação e programação que envolvem automação industrial, aluguel de equipamentos e descarte de resíduos eletrônicos. “Uma indústria não pode parar a produção por problemas de maquinário. Nosso apoio entra justamente nisso. Essa é a nossa meta, diminuir as perdas de produção na indústria”, aponta Jacinta.


Embora atue mais diretamente na área gerencial da empresa, ela destaca o aprendizado técnico que obteve no IFSC como um diferencial no que domina hoje. “O curso focou tanto na área técnica quanto na gerencial e aplico isso hoje no meu dia a dia aqui na Invertron. É uma nova cultura de ensinar o aluno a buscar respostas. Tanto é que, no final do curso, tivemos que montar o projeto de uma empresa, fazendo desde a pesquisa de mercado até o planejamento do gerenciamento. O mais importante é que, graças ao que aprendi no IFSC, hoje domino tudo o que se passa na empresa”, conta.


Por Cristina Oliveira | Jornalista IFSC

 

CÂMPUS CRICIÚMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.