O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Programa apoia formandos na transição para a faculdade

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 10 mai 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:28


Vitor Schefer é estudante de Engenharia de Produção Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis. Uma carreira que ele, egresso do curso técnico em Eletromecânica do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), queria seguir há muito tempo. Para isso, contou com o apoio do IFSC.

No último ano do curso técnico, Vitor participou do Programa de Apoio ao Formando (PAF), um grupo de trabalho criado pelo Núcleo Pedagógico do Câmpus Araranguá em 2015. Dois motivos foram fundamentais para Vitor decidir pela carreira e ser aprovado na UFSC.

O primeiro deles foi participar de encontros sobre orientação profissional com a psicóloga do Câmpus, Julyelle Conceição. “Eu já tinha bastante certeza do curso que queria, mas participei do programa para dar aquela confirmada. A decisão própria nunca nos dá tanta confiança como quando um profissional ajuda”, diz Vitor. O segundo motivo era mais relacionado à preparação para o concorrido vestibular da UFSC.

“No curso técnico, temos muitas matérias técnicas no último ano e poucas matérias regulares. Matérias como Química e Geografia os alunos da Eletromecânica só têm no primeiro e segundo ano”, conta o ex-aluno do IFSC. “Por isso o PAF tem um papel muito importante, para o aluno conseguir reforçar o que viu em sala de aula”, completa.

O programa reúne uma série de iniciativas que visam apoiar os formandos do Câmpus Araranguá do IFSC na escolha de uma profissão e na preparação adequada para o vestibular. Cursos complementares com foco em Enem e vestibulares, feiras das profissões, orientação sobre livros do vestibular da UFSC, orientação profissional e até mesmo a realização de simulados do Enem fazem parte das atividades do PAF. Integram o GT a psicóloga educacional Julyelle Conceição, a bibliotecária Cláudia Cavalcanti, o coordenador do curso técnico integrado em Vestuário, Maurício Dalpiaz Melo, e o chefe do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), Mozart Maragno, com o apoio dos demais servidores do Câmpus.

“O PAF tem sido fundamental para nossos alunos formandos do Integrado, na medida em que no quarto e último ano, especialmente, há um foco maior do currículo nas unidades curriculares de perfil técnico. Embora tenhamos a integração, identificamos que era preciso um trabalho com a formação geral para recuperar conteúdos e se habituar ao perfil das questões do ENEM. Coincidência ou não, os melhores desempenhos de 2016 no Enem e no vestibular UFSC foram de alunos que tiveram maior assiduidade no PAF”, explica Mozart.

Em seu terceiro ano, o PAF conta atualmente com cerca de 50 estudantes do IFSC. A intenção é transformar o PAF em um projeto de extensão institucional, com vagas abertas também para alunos da rede pública da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

De acordo com a psicóloga Julyelle Conceição, a criação de um grupo de orientação profissional foi uma demanda dos estudantes, que solicitavam atendimento individualizado para discutir seus dilemas diante da escolha da carreira. A profissional explica que o principal objetivo do grupo não é fazer o jovem optar por esta ou aquela profissão. “O objetivo do grupo não é que o aluno saia com uma escolha profissional definida, mas sim que ele consiga desenvolver autoconhecimento, suas habilidades e seus interesses, conhecendo também o mercado de trabalho. É muito mais um processo de aprender a tomar decisões, algo que você leva para a vida, do que propriamente descobrir uma vocação e qual profissão seguir”, explica Julyelle.

O Enem está com inscrições abertas até o dia 19 de maio. A partir do primeiro semestre de 2018, todos os cursos superiores do IFSC terão ingresso pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que usa a nota do Enem. O Câmpus Araranguá oferece os cursos de Licenciatura em Física e Tecnologia em Design de Moda. As inscrições devem ser feitas pelo endereço http://enem.inep.gov.br/.

Por Daniel Cassol | Jornalismo IFSC



CÂMPUS ARARANGUÁ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.