O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos compartilham experiência de projeto em websérie

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 14 mai 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:28

 

Criar um aplicativo que traga informações aos universitários da Grande Florianópolis, principalmente os que vêm de outras cidades para fazer um curso superior na região. Este é o objetivo da Inside Enteprise, empresa fictícia criada pelos alunos da oitava e última fase do curso técnico integrado em Telecomunicações do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A criação da empresa faz parte da disciplina do projeto integrador, em que os estudantes aliam os conhecimentos das disciplinas técnicas para sair do esquema clássico de sala de aula, tendo a oportunidade de trabalhar como se fosse em uma empresa real, enfrentando as dificuldades e desafios, como a competição e o trabalho em grupo.


Os alunos foram divididos em equipes e receberam cargos e responsabilidades dentro da empresa. O gestor empresarial, Silney de Aquino, conta que a ideia do aplicativo - que será chamado de "Guia de Sobrevivência do Universitário" - surgiu de uma necessidade percebida por ele nos grupos de estudantes nas redes sociais. "Nós percebemos que as pessoas têm dificuldades para encontrar eventos acadêmicos, residência para moradia e opções de entretenimento. Vamos tentar, com nosso aplicativo, trazer soluções práticas para este público específico", diz.


Experiência compartilhadas


Silney conta que todo o trabalho de criação do aplicativo, que vai acontecer nos meses de maio e junho, será compartilhada na Websérie "Construindo Sonhos em 2 meses", com vídeos que serão publicados no canal do YouTube da empresa. "vamos dividir nossa experiência para estimular outros jovens, que tenham alguma ideia inovadora, a colocá-las em prática", explica.

 

Estão previstas três publicações de vídeos por semana, sempre às terças, quintas e aos sábados. O primeiro episódio está no ar e pode ser conferido abaixo:



https://www.youtube.com/watch?v=2WV3XSnoBfk


Laçamento do aplicativo


O lançamento do aplicativo "Guia de Sobrevivência do Universitário" está previsto para acontecer no dia 27 de junho, às 19h, no auditório da Reitoria do IFSC. Para a ocasião, serão convidados empresários do ramo de tecnologia que tenham interesse em investir em ideias inovadoras. Já no dia 29 de junho, às 16h, será realizado o lançamento no auditório do câmpus São José, com apresentação voltada para alunos que irão passar pela experiência do projeto integrador nos próximos semestres.

 

A equipe esta organizando outras duas apresentações, ainda sem datas definidas. Uma delas será na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), e outra na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em eventos voltados para o público alvo da empresa, jovens universitários e empreendedores.


Para acompanhar o trabalho dos estudantes, você pode seguir o Facebook, o Instagram, o canal do YouTube, além do site da Inside Enterprise.


Por Comunicação do Câmpus São José


CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.