O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Professor do Câmpus Chapecó palestra em evento internacional sobre energias renováveis

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 07 jun 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:30

 


O professor Maro Jinbo, do Câmpus Chapecó do IFSC, foi um dos palestrantes do I Seminário Internacional em Energias Renováveis. O evento, realizado pela Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), ocorreu entre os dias 6 e 7 de junho no Centro de Eventos, em Chapecó.

O professor palestrou no segundo dia do evento sobre energia eólica (a partir dos ventos), mais especificamente sobre “Turbinas Eólicas sem Pás Convencionais, Turbina Eólica de Efeito Magnus”. Este é o tema que o professor dedicou-se a pesquisar no doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ele explica que a disponibilidade do potencial eólico (dos ventos) é muito grande no mundo e no Brasil. Em 2015, no nosso país, havia 354 empreendimentos, gerando aproximadamente 5,5% da energia gerada no Brasil.

Para aumentar esta capacidade, o professor afirma que é fundamental o desenvolvimento de tecnologias para energia eólica através de pesquisas. “Essas pesquisas contribuem para difundir a tecnologia e baratear os custos, tornando-a competitiva frente a outras fontes de energia, como a hidráulica no Brasil. Além disso, são muito raros os estudos para o aproveitamento da energia eólica para geração distribuída em meio urbano”, afirma.

No Brasil, segundo o professor, poucas instituições possuem túneis de vento para ensaios de turbinas eólicas como o desenvolvido no IFSC (no diâmetro de 2,5 m e que proporcionam ventos de até 15 m/s). Pode-se citar três locais para este tipo de estudo: o IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas de SP), PUC-RS, ITA (Instituto de Tecnológico da Aeronáutica).

Jinbo é doutor em Engenharia Elétrica. É professor no curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó do IFSC desde 2006 e é líder do Grupo de Pesquisas em Energias Renováveis do IFSC. Já trabalhou em outros cursos tecnólogos e engenharias de outras instituições de ensino. Ainda trabalhou na produção da Coorning (LCD) e Yazaki (terminais elétricos veiculares).

Saiba mais sobre o evento na página da FCTER. Clique aqui.


Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC

CÂMPUS CHAPECÓ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.