O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Trabalho em conjunto viabiliza horta comunitária

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 20 jun 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:30


Construir uma horta comunitária no Bela Vista, bairro onde o Câmpus Gaspar está localizado, era um sonho em 2014 e três anos depois se tornou realidade. No último dia 10, alunos, servidores e moradores ajudaram a construir um horto comunitário no terreno do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Família do bairro Bela Vista. Além do plantio de mudas, eles ainda levaram cor e arte para as paredes do CRAS com desenhos de árvores e plantas. Essa foi uma ação articulada entre os projetos de extensão de “Agricultura urbana” e o “IFSC e Arte Urbana do Câmpus Gaspar. “A partir de reuniões com os moradores, surgiu a demanda de construir uma horta comunitária. A proposta é que ela sirva como uma forma de incentivo para que eles consumam mais alimentos livres de agrotóxicos, troquem sementes e mudas e sigam pensando em construções comunitárias que sirvam para beneficiar mais famílias”, explica a professora do Câmpus Gaspar, Andrea Delwing.

A horta conta com plantas alimentícias não convencionais e medicinais e fica aberta para os moradores. “Essa ação começou a ser pensada em 2014 onde nós fizemos o levantamento dos cultivos de plantas nos quintais dos moradores do bairro Bela Vista. A partir de um levantamento feito em 121 casas, observamos que muitas plantas são utilizadas como um complemento para a alimentação dos moradores e para a promoção do bem-estar. Observamos também que eles tinham interesse em ampliar o conhecimento nesta área e por conta disso promovemos uma série de oficinas como as ministradas pelo professor Alésio dos Santos Passos. Em muitas delas tentamos sensibilizá-los sobre como os agrotóxicos fazem mal à saúde e de como precisamos pensar na alimentação enquanto um ato político. Hoje o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.”

A horta é o resultado do trabalho articulado entre o Câmpus Gaspar, a prefeitura, o CRAS e o posto de saúde do Bela Vista e do Centro de Educação Ambiental da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Santa Catarina (Affesc).

Confira o vídeo da construção da horta comunitária.


Semana do Meio Ambiente


A construção da horta fez parte das atividades da Semana do Meio Ambiente do Câmpus Gaspar. Realizada de 5 a 10 de junho, a Semana fez alunos e servidores do Câmpus repensarem suas atitudes em oficinas para calcular a sua pegada ecológica, em que são levados em consideração os hábitos de consumo, teve feira de negócios para pensar em empreendimentos sustentáveis e plantio de árvores. O Câmpus ainda recebeu alunos de escolas da região para participar de oficinas de compostagem, produção de velas artesanais e aromáticas, química cosmética, customização de roupas, produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha e fabricação de pães com resíduos da produção de cerveja.

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC


CÂMPUS GASPAR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.