O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Com organização do IFSC, Joinville sedia Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 22 jun 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:31

 

Polo industrial da região Sul do país, o município de Joinville também quer se destacar no cenário nacional como centro de transferência de tecnologia. Este é o viés do IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (Cobef), que acontece em Joinville na próxima semana, de 26 a 30 de junho, na Unisociesc - Campus Marquês de Olinda. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), o Congresso deste ano está sendo organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Unisociesc.


"O objetivo do congresso é buscar a integração entre os pesquisadores que estão trabalhando com pesquisa e inovação em diferentes áreas da fabricação. Em Joinville, teremos um enfoque a mais, que é a aproximação destes pesquisadores com os arranjos produtivos, para que a pesquisa seja cada vez mais aplicada", enfatiza o diretor do Câmpus Joinville do IFSC e diretor financeiro do Comitê Organizador do Cobef 2017, Valter Vander de Oliveira.


Esta aproximação do meio acadêmico com as indústrias se dará de forma mais significativa durante os painéis industriais, em que os gerentes das áreas de fabricação das empresas vão falar sobre o cenário atual de aplicação das pesquisas, e nas visitas técnicas aos parques fabris da Tupy e Embraco, em Joinville, e BMW, em Araquari, entre outras.


Maior evento na área de engenharia de fabricação, o Cobef terá a apresentação de cerca de 500 trabalhos científicos nas áreas de fundição; usinagem; metrologia; tribologia; conformação; metalurgia do pó; manufatura virtual; engenharia de superfícies; soldagem e união de materiais; novas tecnologias de fabricação; processos de adição de materiais; processamento de materiais não metálicos e compósitos; e projeto manufatura e montagem.


Em relação às palestras, o comitê organizador teve a preocupação em trazer importantes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, como o professor Ozires Silva, que faz a palestra de abertura, na segunda-feira (26). Com o tema "Produtos do mundo no Brasil... E produtos do Brasil no mundo?", Silva deve falar sobre o cenário da manufatura aditiva no Brasil e a política de desenvolvimento dos produtos nacionais. Engenheiro aeronáutico, ele liderou, em 1969, o grupo que promoveu a criação da Embraer, que hoje é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo.


A programação do Cobef também terá palestras com os professores João Oliveira, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Igor Yadroitsau Ihar, da Central University of Technology, da África do Sul; Luis Norberto López de Lacalle, diretor do Centro de Pesquisa de Manufatura Avançada para a Indústria Aeronáutica de Bilbao, na Espanha; e Rui Yoshino, líder de Grupo de Pesquisa Industry 4.0 CNPQ.


Clique aqui para ver a programação completa.

Por Liani Dani | Jornalista IFSC

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.