O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia da Cidadania reúne entidades e comunidade em Jaraguá do Sul

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 27 jun 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:31


Cerca de três mil pessoas participaram, no

sábado

(24), da primeira edição do Dia da Cidadania, realizado das 9h às 13h na escola municipal Julius Karsten, em Jaraguá do Sul. O objetivo do evento foi integrar, de maneira gratuita e num só espaço, diversos serviços úteis à população, como informações jurídicas, doação de mudas e animais, atividades artísticas, corte de cabelo, entre outras. Os serviços foram prestados por entidades públicas e privadas que atuam no bairro Rau, como o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau do IFSC, que participou com a divulgação de experimentos e oportunidades existentes no Instituto e também a realização de contação de histórias para as crianças.

 

O Dia da Cidadania foi organizado pela Associação de Moradores da Vila Rau (Amovir), que desde 2016 promove reuniões mensais para articular o trabalho de instituições e de lideranças que atuam no local. “Nessas reuniões são debatidas ações para a melhoria do bairro Rau. Para isso pretendemos realizar ações comunitárias contínuas, que sejam relevantes como meio de empoderamento da população e, sem dúvida, como saída viável para se enfrentar a complexidade de problemas que estão na ordem do dia, como a violência urbana e questões ambientais”, explica o psicólogo Afonso Vieira, representante do IFSC nas reuniões.

 

Além do IFSC e da Amovir, participaram do evento instituições como a EEB Julius Karsten, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), o Senac, a Universidade Católica, serviços de saúde do município e um clube de mães, entre outras.

 

Para a diretora da escola municipal em que foi realizado o Dia da Cidadania, Margarete Menestrina Luzzani, o evento possibilitou a aproximação entre as entidades e as famílias que moram ou trabalham no bairro. “Percebemos que há muita boa vontade nessas instituições, mas faltam oportunidades e verbas para levar os serviços à comunidade. Por isso o evento foi importante”, destaca.

 

O estudante de engenharia elétrica do IFSC, Luan Hubner, de 19 anos, foi um dos representantes do Instituto no evento. Durante a manhã ele e outros colegas eram responsáveis por explicar aos visitantes do estande do IFSC como funcionavam os experimentos colocavam em prática o conhecimento de sala de aula. “Estou na terceira fase do curso e nunca tinha participado de uma atividade como esta. Gostei bastante, pois é um desafio explicar para as pessoas, inclusive crianças, alguns conceitos que aprendemos em sala de aula”, conta.

 

Quem passou pela escola Julius Karsten no último

sábado

também teve a oportunidade de participar de uma pesquisa para identificar necessidades e expectativas da comunidade para o bairro Rau. “Para isso queremos saber a opinião tanto de moradores quanto de trabalhadores, estudantes e frequentadores do bairro”, afirma o psicólogo do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

 

Confira os serviços que fizeram parte do Dia da Cidadania: corte de cabelo, manicure, massagem, tai chi chuan, muay thai, jogos de quadra, jogos de tabuleiro, feira de adoção de animais, pintura facial, orientações jurídicas, concurso de poesia, contação de histórias, bazar de artesanatos, quitutes juninos, auriculoterapia, testes de saúde, orientações sobre saúde, verificação de pressão arterial, atrações musicais, distribuição de mudas, mostra de experimentos e robótica.

 

Clique aqui e confira fotos do evento.

 

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.