O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos desenvolvem sistema para acompanhamento e aumento da permanência e êxito

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 03 jul 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:31


Os alunos da 8ª fase do curso de Engenharia de Telecomunicação desenvolveram neste primeiro semestre, durante a disciplina de Banco de Dados, um sistema de coleta e compartilhamento de informações da catraca eletrônica do câmpus. O objetivo é facilitar o acompanhamento dos dados por parte da coordenadoria pedagógica e agilizar ações de permanência e êxito dos estudantes.

A proposta surgiu de uma conversa entre a pedagoga Graciane Sebrão e o professor Emerson Ribeiro de Mello (ministrante da disciplina) sobre a necessidade de melhorar o sistema da catraca, para detectar e alertar rapidamente a coordenadoria pedagógica sobre as faltas excessivas e chegadas tardias dos alunos, que poderiam levá-los à evasão ou prejudicar seu rendimento escolar.

A acadêmica Maria Luiza Theisges explica que a primeira etapa do trabalho foi entrevistar as pedagogas Graciane e Aline Decker, para que pudessem entender melhor as necessidades e estudar uma solução viável. "Como o tempo estava curto, foram necessárias algumas reuniões para alinhar os níveis de prioridade de cada função solicitada, a turma então organizou-se em pequenos grupos para realizar as tarefas necessárias à implementação do sistema".

Maria diz que 

os sistemas utilizados pela coordenadoria pedagógica não eram integrados, "

trabalhamos com os bancos de dados da catraca e também do sistema acadêmico (ISAAC). Criamos então uma aplicação que une as informações destes sistemas, e que possibilita o cadastro de filtros com alertas aos usuários, como repetição de entradas tardias, ou faltas seguidas de qualquer aluno do câmpus". Segundo a estudante, a implantação do aplicativo em outros câmpus do IFSC, por exemplo, é possível, mas depende de 

análise dos sistemas utilizados e entrevistas com os usuários, para que possam projetar um aplicativo de acordo com as diferentes necessidades.


As pedagogas Graciane Sebrão e Michelle Conceição ficaram encantadas com a apresentação do trabalho final da disciplina e irão experimentar o aplicativo nos próximos meses. O professor Emerson também avaliou de maneira positiva o trabalho desenvolvido pelos estudantes, "os alunos demonstraram muita maturidade e foram bem comprometidos para entregar uma solução que pudesse ser usada de fato pela área demandante, no caso, o setor pedagógico do câmpus. Posso dizer que projeto foi concluído com êxito", comemora.

Além da Maria, participaram do desenvolvimento do aplicativo os alunos André Felippe Weber, Gustavo Constante, Katharine Fertig, Kristhine Fertig, Lucas Gomes e Tamara Ramos Arrigoni.

Por Comunicação do IFSC Câmpus São José


CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.