Primeira formatura do câmpus realiza sonhos de diferentes gerações

CÂMPUS SÃO CARLOS Data de Publicação: 07 ago 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:33

O Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) comemora um momento histórico: a formatura da primeira turma. Ao todo, 18 alunos do curso técnico em Edificações receberam a certificação no auditório do próprio câmpus, na última sexta-feira (4).

Entre os novos técnicos estão pessoas de diferentes gerações. De um lado, estava Edivelton Eliton da Silva e, do outro, Carlos José Frohlich. O primeiro ainda tem apenas 17 anos. O segundo já tem toda uma trajetória de vida: são 53 anos. Mas os dois conseguiram realizar sonhos muito parecidos.

Edivelton terminou o ensino médio e agora também o curso técnico em Edificações. Seu sonho? Cursar Engenharia Civil. “O que me anima é que já vou entrar na graduação muito à frente. Aprendi muito no técnico, tanto que hoje olho para as construções com um olhar diferenciado. Hoje consigo ver e analisar vários detalhes que antes eu nem enxergava”, conta o rapaz de 17 anos.

Carlos terminou a 8ª série há quase 40 anos e parou de estudar. Quando já era adulto, voltou para a escola para terminar o ensino médio. A dificuldade se deu porque ele foi agricultor quase a vida inteira, então a escola era longe e ele precisava trabalhar.

“Há nove anos me mudei para a cidade e precisei encontrar emprego. Eu tinha o sonho de ser pedreiro. Consegui um emprego e fui aprendendo a ser pedreiro na prática, até o IFSC aparecer. Quando abriu o técnico em Edificações, eu finalmente pude estudar e aprender mais sobre meu sonho”, conta.

Missão do IFSC

A realização desses sonhos é só o início da missão do IFSC na região, enfatiza o diretor-geral do câmpus, Juarez Pontes. “Nós iniciamos esta caminhada em 2010, quando a comunidade fez uma abaixo-assinado pedindo o IFSC na cidade. Depois iniciamos os primeiros cursos de qualificação rápida. Em 2015 conseguimos inaugurar o câmpus com estrutura própria. E agora, dois anos depois, formamos a primeira turma de um curso regular. O IFSC começa a cumprir sua missão em São Carlos e região e tem muitos planos para os próximos anos”, destaca.

O coordenador do curso técnico em Edificações, Israel da Silva Mota, está confiante que os formados serão absorvidos pelo mercado de trabalho. “Quem recebê-los pode estar certo de que irá receber profissionais com a formação técnica, para o trabalho, mas também pessoas melhores”, afirma.

O prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, acompanhou a solenidade e frisou que o mercado de trabalho de São Carlos e região recebe profissionais competentes na área de Edificações. “Como a palavra já diz, estamos recebendo profissionais. E estamos certos que o mercado irá absorvê-los o mais rápido possível”, destacou.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC

CÂMPUS SÃO CARLOS