O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Simpósio de Humanidades enfoca desafios da educação na formação de sujeitos críticos

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 08 ago 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:33


Com o tema Educação no Brasil: desafios para a formação de sujeitos críticos, o Câmpus Canoinhas realiza, de 28 a 30 de agosto, o II Simpósio de Humanidades, que tem como objetivo discutir as mediações entre o mundo do trabalho, a sociedade civil organizada e as políticas públicas para a educação. As inscrições gratuitas para as três mesas-redondas e vinte palestras, oficinas e minicursos já estão abertas na área de inscrições on-line no portal SIGAA-Extensão.

 

Na edição deste ano, o Simpósio ganhou uma noite a mais de programação, para atender melhor a demanda do publico que trabalha durante o dia. O evento é direcionado a estudantes de todos os cursos do IFSC e comunidade externa, sejam alunos e profissionais da educação ou agentes de arranjos produtivos, serviços públicos e privados e organizações da sociedade civil, que devem escolher as oficinas, palestras e minicursos conforme a área de interesse.

 

O tema do Simpósio será o assunto da mesa-redonda de abertura do evento, no dia 28, às 18h30, quando as professoras Olinda Evangelista, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Monica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vão debater os desafios da educação para a formação de sujeitos críticos. A coordenação da mesa ficará a cargo do professor de geografia do Câmpus Canoinhas do IFSC e coordenador do Simpósio, Joel José de Souza.

 

“Estamos trabalhando todo o evento com ênfase nas possibilidades e nos desafios relacionados ao fortalecimento de práticas democráticas e ao desenvolvimento regional socialmente referenciado, inclusivo e de respeito à diversidade cultural, geracional, étnica, de gênero e orientação e de relações sustentáveis com o meio ambiente”, enfatiza professor Joel.

 

Confira a programação completa do II Simpósio de Humanidades:

 

28 de agosto – segunda-feira – 18h30 - Mesa 1 (abertura)

Educação no Brasil – desafios para a formação de sujeitos críticos. Profª. Drª. Olinda Evangelista (UFSC) e Profª. Drª. Mônica Ribeiro da Silva (UFPR) - Coordenador: Prof. Dr. Joel José de Souza (IFSC). 150 vagas.

 

29 de agosto – terça-feira – 8h30 às 11h30 - Palestras

- GRAFFITI Roda de conversa I. Palestrantes: Dharla Raupp Kamers (Artista Raup - Coletivo CURA) e Rafael Ferreira da Silva (Artista Crione – Coletivo CURA). 20 vagas.

- Trabalho docente na conjuntura atual. Palestrante: Profª. Msa. Renata Lucia Batista Flores (Doutorando/Geografia/UFSC). 40 vagas.

- Os desafios da escola crítica e a inoperância da neutralidade. Palestrante: Prof. Ms. Paulo Henrique Schlickmann (Doutorando/Geografia/UFSC). 150 vagas.

- Construção humanizada: aspectos da relação homem x edifício. Palestrantes: Prof. Ms. Gabriel Moraes De Bem (IFSC) e Profª. Msa. Roberta Costa Rideiro da Silva (IFSC). 40 vagas.

 

29 de agosto – terça-feira – 11h30 às 13h30 - Atividades culturais

 

29 de agosto – terça-feira – 13h30 às 16h30 - Palestras

- Tornar-se mulher, um olhar para as relações de gênero. Palestrante: Profª. Quéli Flach Anschau (Doutoranda/UFSC/PPGSS). 30 vagas.

- Reflexões sobre pesquisa em política educacional. Palestrante: Profª. Drª. Olinda Evangelista (UFSC). 60 vagas.

- Retrato e representação (Fotografia) I. Palestrantes: Profª. Msa. Maria Lucila Horn (Doutoranda/PPGE/UDESC) e Profª. Msa. Micheline Barros (IFSC). 20 vagas.

- Antropologia da Alimentação. Palestrante: Prof. Dr. Vilson Cesar Schenato (IFSC). 40 vagas.

- Educação Popular em Saúde. Palestrante: Jorge Senna (Militante Direitos Humanos). 40 vagas.

- Cine- Fórum: O Capital” (Le Capitale), lançado em 4 de outubro de 2013 (1h53min). Direção: Costa-Gavras. Debatedor: Prof. Sandro Luiz Bazzanella (Mestrado – UNC). 150 vagas.

 

29 de agosto – terça-feira – 19h às 22h – Mesa 2

Escola para quê(m)? Palestrantes: Prof. Davis Moreira Alvim (IFES) e Profª. Ana Maria Said (UFU) - Coordenador: Prof. Ms. Cicero Santiago (IFSC). 150 vagas.

 

30 de agosto – quarta-feira – 8h30 às 11h30 - Palestras

- O capital financeiro e o Ensino Superior no Brasil. Palestrante: Prof. Ms. Allan Kenji Seki (Doutorando/Educação/UFSC). 40 vagas.

- A Arte de Viver com foco, confiança e bem-estar, dentro e fora da escola. Palestrantes: Profª. Drª. Maressa D. Dolzan (IFSC) e  Michelle K. Vianna (Terapeuta Holística e Life Coaching). 30 vagas.

- Retrato e representação (Fotografia) II. Palestrantes: Profª. Msa. Maria Lucila Horn (Doutoranda/PPGE/UDESC) e Profª. Msa. Micheline Barros (IFSC). 20 vagas.

- Experiência das ocupações estudantis de 2016 no estado do Paraná: mobilizações possíveis e necessárias. Palestrante: Lucas Luan Gomes (DCE/UNIOESTE). 150 alunos.

- GRAFFITI Roda de conversa II. Palestrantes: Dharla Raupp Kamers (Artista Raup - Coletivo CURA) e Rafael Ferreira da Silva (Artista Crione – Coletivo CURA). 20 vagas.

- História da [bi]ssexualidade: o que temos feito de nós? Palestrantes: Profª. Msa. Izabel Rizzi Mação (UFES) e Prof. Dr. Davis Moreira Alvim (IFES). 40 vagas.

 

30 de agosto – quarta-feira – 11h30 às 13h30 - Atividades culturais

 

30 de agosto – quarta-feira – 13h30 às 16h30 - Palestras

- Mulheres e Homens, entre o Público e o Privado. Palestrantes: Profª. Quéli Flach Anschau (Doutoranda/UFSC/PPGSS) e Msa. Patrícia Maccar (Assistente social/IFSC). 40 vagas.

- Homossexualidade como posição de sujeitos: problematizações sobre resistência e assujeitamento à heteronormatividade em contexto de cidades pequenas atravessadas pela ruralidade. Palestrante: Prof. Ms. Emerson Martins (UFFS). 40 vagas.

- Oficina de RAP. Palestrante: Fabrício ATAK (Militante do movimento hip-hop). 100 vagas.

- Educação e desenvolvimento territorial. Palestrante: Prof. Esp. Mauro Antônio do Nascimento (IFSC); Arnaldo Luiz Milan (Economista e Assessor Territorial para Gestão Social no Território da Cidadania Planalto Norte Catarinense/NEDET); Gabriela Lader (Engenheira Agrônoma e Assessora Territorial de Inclusão Produtiva no Território da Cidadania Planalto Norte Catarinense/NEDET). 40 vagas.

 

30 de agosto – quarta-feira – 19h às 22h – Mesa 3 (encerramento)

Educação e diversidades. Palestrantes: Jorge Senna (Militante Direitos Humanos), Profª. Msa. Izabel Rizzi Mação (UFES) e Prof. Ms. Emerson Martins (UFFS) - Coordenadora: Msa. Patrícia Maccar (Assistente social/IFSC).

 

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.