O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Jaraguá do Sul-Rau comemora sete anos de funcionamento

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 21 ago 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:34


Homenagens e apresentações da orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) marcaram a comemoração dos sete anos de funcionamento do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, realizada na última quarta-feira (16). Atualmente com cerca de 800 estudantes, 50 professores e 30 técnicos administrativos, a unidade recebeu sua primeira aula no dia 27 de julho de 2010, a qual foi ministrada por empresários locais e gestores do Instituto Federal aos alunos do curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. Participaram do evento estudantes, servidores, comunidade externa e representantes da reitoria do IFSC e do município.

Para celebrar os sete anos de funcionamento da unidade, a orquestra do IFSC em Jaraguá do Sul interpretou músicas clássicas e populares sob a regência da maestrina Denise Mohr. Houve também a entrega de homenagens à reitora do Instituto, Maria Clara Kaschny Schneider, e à senhora Lilian Werninghaus, viúva do ex-prefeito e antigo nome do câmpus, Geraldo Werninghaus. “Foi uma noite maravilhosa em nosso câmpus, com os talentosos integrantes da orquestra e a presença ilustre da senhora Lilian e seu neto Daniel Werninghaus”, afirma o diretor-geral do câmpus, Eduardo Evangelista.

Entre os participantes do evento estava o aluno Clodoaldo César Pedroso, que integrava a primeira turma da graduação em Fabricação Mecânica e estava presente na aula inaugural do câmpus realizada em julho de 2010. “Fico muito contente em ter ingressado aqui e em ver que, ao longo do tempo, o IFSC tem investido em muitas melhorias, contratado excelentes professores e disponibilizado equipamentos de ponta para os estudantes”, destaca.

Devido a períodos em que foi necessário interromper o estudo, Clodoado ainda está cursando a graduação no IFSC e atualmente está na sétima fase do curso. “Eu tive que trancar por um tempo, mas nunca pensei em desistir. Agora estou no último semestre e só falta o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso]”, conta o futuro tecnólogo.

Atualmente o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau oferece dois cursos técnicos (Mecânica e Eletrotécnica, ambos com turmas de tarde e de noite), duas graduações (Engenharia Elétrica, de manhã, e Tecnologia em Fabricação Mecânica, de noite) e diversos cursos de qualificação profissional de curta duração. Todos os cursos são gratuitos.

Clique aqui e confira fotos do evento realizado no dia 16 de setembro no câmpus.

Histórico

O Câmpus Jaraguá do Sul-Rau tinha, originalmente, o nome de “Câmpus Avançado Geraldo Werninghaus” e surgiu da federalização do Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (Cepeg), uma escola comunitária construída com recursos do PROEP/FNDE/MEC. Sua data oficial de “nascimento” é 6 de dezembro de 2010, quando foi publicada a portaria nº 1.366 do Ministério da Educação (MEC) que criava o novo câmpus.

Os primeiros alunos que frequentaram as instalações foram os 36 estudantes da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. As aulas desse curso começaram ainda no segundo semestre de 2010, antes mesmo da publicação da portaria do MEC. Já os alunos dos cursos técnicos em Mecânica e em Eletrotécnica foram transferidos do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro e começaram a estudar no novo câmpus no segundo semestre de 2011.

Após passar por reformas, no dia 18 de abril de 2013 foi realizada a cerimônia de entrega oficial da unidade à comunidade do município de Jaraguá do Sul. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, incluindo políticos, empresários e comunidade em geral.

Clique aqui e veja a notícia publicada em 2010 logo após a aula inaugural realizada naquele ano. 

Por Daniel Augustin Pereira | Jornalista IFSC

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.