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Alunos de Edificações desenvolvem projetos para IFSC e Caesp

CÂMPUS SÃO CARLOS Data de Publicação: 25 ago 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:34


Alunos do curso técnico em Edificações do Câmpus São Carlos do IFSC uniram os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso e realizaram dois projetos. Um deles para o Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caesp) de São Carlos e outro para o Câmpus Chapecó do IFSC.

O primeiro foi projetado por 16 alunos do quarto módulo do curso. Eles desenvolveram, sob orientação dos professores, projetos de fachada frontal com cobertura para embarque e desembarque de alunos e usuários do Caesp. Para isso, uniram as habilidades desenvolvidas em disciplinas como Desenho Básico, Projeto Arquitetônico, Materiais de Construção e Tecnologia das Construções.

O trabalho iniciou com um pedido do próprio Caesp, já que com o projeto em mãos seria possível partir para o passo de alocação de recursos. Em novembro de 2016, os alunos iniciaram com a identificação de demandas e levantamentos físicos e fotográficos. Já no primeiro semestre deste ano, eles desenvolveram o projeto e o entregaram para os responsáveis do Caesp no mês de julho.

“Estas atividades que aproximam os alunos do mercado de trabalho dão significado aos conhecimentos adquiridos durante um curso de capacitação profissional, aproxima os alunos das exigências do mercado, que vão além de conhecimentos técnicos. Mostra aos alunos o que apreenderam e que o trabalho tem valores: social, comercial e pessoal”, afirma a professora Etianne Oliveira.



Acessibilidade



Já para o Câmpus Chapecó, o trabalho foi dos 21 alunos do 3º módulo do curso. Eles iniciaram o projeto em abril deste ano e o entregaram em julho. Primeiro, os estudantes sob a orientação dos professores, trabalharam na identificação de demandas, seguido por levantamentos, identificação de problemas, estudo de soluções, fundamentação das soluções, detalhamento, desenhos e projeto de reforma.

A professora Etianne conta que os alunos precisavam identificar um problema a ser resolvido tendo como tema: Legislação e Normas aplicadas a Edificações. O tema definido foi a acessibilidade e, a partir disso, os alunos focaram na resolução de todos os problemas que identificaram no Câmpus Chapecó. “No fim o resultado foi um projeto de reforma atendendo os princípios da acessibilidade prescritos na lei 10.098 (estabelece normas para a promoção da acessibilidade) e normas técnicas”, afirma a professora.



Por Comunicação Câmpus São Carlos

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