O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus dá início a primeiro curso de Especialização

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 14 set 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:35

 

Com 250 alunos matriculados em sete polos espalhados por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o IFSC Câmpus Criciúma deu início nesta quinta-feira (14) ao seu primeiro curso de Especialização. Na modalidade a distância, o curso vai propiciar formação continuada a professores e profissionais da educação na área de Ciências Humanas.

  

 

A Pós-Graduação lato sensu em Ensino Integrado de Filosofia, Geografia, História e Sociologia para Professores da Educação Básica tem foco nas metodologias de ensino, nas práticas docentes e nas possíveis ações de aprimoramento da realidade escolar. O curso de Educação a Distância tem duração total de 18 meses, com encontros presenciais semanais em sete polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : Criciúma, Blumenau, Joinville, Palmitos, Laguna, Campos Novos e Tapejara (RS).

   

 

A aula inaugural foi transmitida de dois pontos diferentes. No IFSC Câmpus Criciúma, o diretor-geral Lucas Dominguini e a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Naiane Mariano Sartor deram boas vindas aos estudantes.

 

 

“Além de ser o primeiro curso de Especialização ofertado pelo Câmpus Criciúma, temos a possibilidade de fazer esta oferta a distância, para Criciúma e outras seis cidades. É algo que tem desafiado a todos nós a interagir e a trabalhar em conjunto”, disse Dominguini. Atualmente, o IFSC Câmpus Criciúma conta com aproximadamente 700 matrículas de estudantes em cursos a distância, seja na pós-graduação, seja em cursos de qualificação profissional. Em outra frente, o Câmpus está oferecendo formação continuada a professores da rede pública estadual, também a distância, em parceria com a Gerência Regional de Educação.   

 

“Iniciamos esta jornada com muitos desafios. O IFSC Câmpus Criciúma tem ampliado a oferta de cursos a distância, o que nos motiva a desenvolver uma cultura institucional para oferecer cada vez mais utilizarmos a tecnologia na formação de estudantes. A educação a distância é uma tendência e estamos preparados para participar desta nova realidade”, afirma a professora Naiane.

   

 

A aula inaugural ficou a cargo da professora Patrícia Rosa, que falou desde o Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) do IFSC, em Florianópolis. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a professora falou sobre os conceitos e concepções acerca dos Direitos Humanos e as relações que podem ser estabelecidas com o curso e a prática docente. Patrícia é professora do IFSC Câmpus Florianópolis, com pesquisas na área de gênero, raça, deficiência e educação, com ênfase no papel docente no contexto das discussões acerca de temas que envolvem direitos das minorias.

  

“Foi uma palestra muito produtiva. Esclareceu o conceito de Direitos Humanos, para podermos fazer um exercício de civilidade e adentrarmos na temática do curso. Acredito bastante neste curso, estou gostando e vai fazer diferença na nossa educação”, disse Hélio Furlan, aluno do polo de Criciúma.

  

 

Professora de Filosofia do Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC), Letícia Lenzi se matriculou no curso, no polo de Blumenau, porque busca uma formação em áreas que dialogam com a Filosofia e são necessárias em sala de aula. “Vejo essa necessidade ao preparar minhas aulas. Trazer elementos da História, da Sociologia, para contextualizar melhor os conceitos filosóficos. Tenho que estudar muito dessas áreas para preparar uma boa aula, por isso achei interessante a proposta do curso”, diz Letícia. “Espero adquirir novos conhecimentos que melhorem minha prática docente”, completa.

 

Interessados ainda podem se matricular em vagas remanescentes do curso. As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de outubro. Para participar da seleção e classificação, o candidato deverá manifestar presencialmente o interesse na vaga no polo onde o curso é ofertado e deseja frequentar as aulas (clique aqui para mais informações).

 

Por Jornalismo IFSC | Câmpus Criciúma

CÂMPUS CRICIÚMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.