O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC divulga cursos e expõe projetos na Efapi 2017

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 08 out 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:36


O Câmpus Chapecó do IFSC participa da Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) até 15 de outubro, divulgando os cursos gratuitos do Instituto Federal e apresentando para a comunidade os projetos criados dentro de sala de aula. O estande está localizado no pavilhão 1.

A Efapi é um evento bienal, abrange os setores primário, secundário e terciário e é considerada uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil, com abrangência internacional.

Saiba mais abaixo sobre os projetos que estão sendo divulgado pelo Câmpus Chapecó na Efapi.

Bikerama

Que tal fazer exercícios, se divertir e aprender ao mesmo tempo? Esta é a proposta da Bikerama, uma bicicleta acoplada a um autorama. Um mecanismo foi desenvolvido e acoplado à bicicleta, e ele faz a energia mecânica transformar-se em energia elétrica e, em seguida, em energia mecânica novamente. Em resumo, quando alguém começa a pedalar a bicicleta, esse mecanismo leva energia até o autorama e faz os carrinhos se moverem pela pista.

Casa domótica

O projeto leva esse nome a partir da junção das palavras domus (casa) e robótica (controle automatizado de algo). Para desenvolvê-lo, os alunos e professores de Engenharia de Controle e Automação projetaram uma maquete que simula uma residência real controlada virtualmente.

Através de uma página de internet, é possível ter acesso e controlar as rotinas e as tarefas da casa, como a iluminação, a climatização, a abertura e o fechamento das portas e de um sistema de segurança.

A ideia é que os alunos aprendam a desenvolver este tipo de sistema automatizado para residências e propiciem mais simplicidade, conforto e segurança para os moradores. Além disso, foi pensado para facilitar a vida das pessoas com dificuldade de locomoção.

Garra robótica

Projeto da área de tecnologia assistiva, desenvolvido pelos alunos e professores de Engenharia de Controle e Automação especialmente para auxiliar pessoas com deficiência. A garra é uma prótese que simula a abertura e o fechamento da mão, permitindo o controle de força.

Impressora 3D

Assim como uma impressora comum - a chamada 2D –, que imprime um desenho ou uma escrita em um papel, a impressora 3D faz o mesmo trabalho, mas é mais evoluída: transforma modelos em três dimensões, que estão desenhados em um programa de computador, em objetos palpáveis.

A impressora 3D pode imprimir desde peças simples, engrenagens, cubos, cones, até protótipos de robôs ou de carros que sejam utilizados na indústria. Os objetos são construídos com um filamento de plástico, que é derretido a uma temperatura de 200º C a 250º C, e vai formando camada por camada até o objeto final.

Robô Robotis

Adquirido pelo Câmpus Chapecó neste ano, o robô chamado Robotis desempenha diversas funções já de fábrica, como cumprimentos e movimentos de luta. O desafio então para os alunos é criar novas funções, sistematizando e otimizando os 18 motores acoplados ao robô, responsáveis pelos movimentos e equilíbrio.

Inscrições dos cursos gratuitos

Começam na próxima segunda, dia 16, as inscrições para o ensino médio técnico do IFSC. O edital do processo seletivo já foi lançado. Confira mais informações no site do IFSC.

Por Comunicação Câmpus Chapecó

 

CÂMPUS CHAPECÓ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.