Workshop visa aproximar academia e mundo do trabalho

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 05 nov 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:36

Para quem estuda, trabalha ou, ainda, é só ligado na área de tecnologia da informação e comunicação, o Câmpus Canoinhas promove um evento com foco na aproximação entre o meio acadêmico e o mundo do trabalho: o Workshop de Informática, nos dias 9 e 10 de novembro. O objetivo é promover a troca de experiências entre profissionais que atuam na área, alunos e comunidade.

“As palestras e o contato com os profissionais convidados permitirão ao participante questionar e tirar dúvidas sobre tecnologia, mercado de trabalho e empreendedorismo”, explica o coordenador do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tamer Cavalcante. Para promover esta integração, foram convidados três profissionais de renome na área.

O analista de sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Leonardo Pereira Merlin, de Curitiba (PR), vai falar sobre suas experiências com clientes e usuários no contexto de governo, mercado e universidade. “Vou mostrar o meu processo de trabalho e falar sobre foco, resultados e métricas”, explica. O título da palestra é TI - um museu de grandes novidades!, que acontece na quinta-feira.

Na sexta à noite, o desenvolvedor de software e sócio-gerente da RL Software de Gestão, de São Paulo (SP), Rodrigo Teixeira de Castro, vai apresentar a palestra "Empreendedorismo e o mercado de software ERP". O objetivo é abordar assuntos relacionados aos desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas de software para atender demandas do mercado que nem sempre são notadas. “Com o avanço das exigências do governo em relação aos documentos eletrônicos, micros e pequenos empresários se veem obrigados a aderir a algum software para, no mínimo, atender às exigências e aí se abrem portas para potenciais clientes que até então estavam fora do radar das ‘software houses’ de pequeno porte”, sinaliza.

Já a palestra "A carreira de desenvolvedor: do Jr ao Sênior" será com o engenheiro de software na Agriness, em Florianópolis, Marcos Antônio Pereira da Silva Júnior, que vai apresentar uma visão pessoal do atual mercado de trabalho e das tecnologias comumente utilizadas. “Com uma infinidade de opções disponíveis, qual caminho seguir? Como se tornar um desenvolvedor melhor? Em qual tecnologia se especializar? Quais tecnologias utilizar em seus projetos?”, questiona.

Ainda na sexta, o Workshop de Informática também vai promover oito oficinas com seis temas diferentes: programação em Python, programação matemática, segurança da informação na era digital, edição de textos utilizando LaTeX, uso do Wordpress no desenvolvimento de sistemas WEB e escrita científica.

Além das palestras e oficinas, a programação também contempla um painel com apresentação das atividades e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática.

Para mais informações e inscrições, clique aqui para acessar a página do evento.

9 de novembro – quinta-feira

19:30 – 20:00 Sessão de abertura

20:00 – 20:45 Painel sobre atividades desenvolvidas pelos alunos

20:45 – 22:00 Palestra:

- TI: Um museu de grandes novidades! - Leonardo Pereira Merlin (Serpro)

10 de novembro – sexta-feira

13:30 – 17:00 Oficinas:

- Programação em Python – Professor Mauricio Begnini

- Programação Matemática - Professor Lucas Bueno

13h30 – 15:00 Oficinas:

- Segurança da informação na era digital – Professor Jonas Mussói

- Edição de textos utilizando LaTeX – Professor Denilson Barbosa