O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Programação cultural movimenta Câmpus Canoinhas nesta semana

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 26 nov 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:39


Que tal reservar dois dias desta semana para uma intensa programação artística? O Câmpus Canoinhas realiza quarta e quinta-feiras (29 e 30) sua II Mostra Cultural, com diversas atividades envolvendo teatro, música, dança, cinema, vídeo, pintura, gastronomia e formação. O projeto organizado pelo Núcleo de Cultura e Arte (NuCA) tem o apoio do Sesc Canoinhas.

A Mostra vai marcar a estreia do segundo espetáculo produzido pelo grupo de teatro É o Quê?, formado ano passado pelo NuCA. A peça Bailei na Curva será encenada na quarta-feira, às 19h30. Os ingressos são gratuitos, mas precisam ser retirados com os membros do grupo.

Bailei na Curva é uma das peças de maior sucesso do teatro gaúcho, com texto de Júlio Conte. No Câmpus Canoinhas, a versão é dirigida por Micheline Barros e Moacir Barbosa Guimarães. Do gênero comédia dramática, a peça foi escrita e encenada pela primeira vez em 1983 e tem como pano de fundo os fatos políticos entre o golpe militar de abril de 1964 e o movimento das Diretas Já, em 1984.

Outra peça que precisa de ingresso, também distribuído gratuitamente, é a de quinta-feira. O Grupo de Teatro da Escola de Atores de Porto União apresenta, às 19h30, a peça O Contestado, dirigida por Lício Ferreira, que remonta no palco momentos da Guerra do Contestado, a trajetória do Monge João Maria e a fé de um povo que lutou por suas terras.

Ainda na quinta, às 14h, o IFSC recebe o grupo de teatro Sala de Incertezas, do Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC), que apresenta a peça XV Athos, dirigida por Andreia Bazzo. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis para retirada a partir de uma hora antes do início da peça.

O Contestado volta à cena na quinta à noite, às 19h, com o lançamento do livro Ecos do Contestado – da Serraria Lumber ao Campo de Instrução Marechal Hermes, escrito por Soeli Regina Lima e Fernando Tokarski, e na oficina de roteiro teatral com o escritor do livro Caboclos Rebeldes, Ricardo de Campos (quinta, às 8h).

As outras duas oficinas da Mostra são de Relaxamento, com Maristela Milanski, e de Expressão Corporal, com Joel Pedro Nogueira Jr. As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas pela internet (clique aqui).

Tem mais

Para quem gosta de música e dança, as opções também são atrativas: apresentação de cantigas medievais com os primeiros anos, coordenada por Marilde Salomon (quarta, 14h); mostra de música através da história, com Eliane Cavalheiro (quarta, 15h); e apresentação de tango e de ballet, com os grupos do Sesc coreografados por Joel Pedro Nogueira Jr (quarta, 19h).

A programação cultural conta ainda com a exibição de filmes no horário de almoço, às 12h30, do projeto Cinema Sesc. Na quarta, estará em cartaz Uma noite em 67 – um filme que revolucionou a música brasileira. Na quinta, o filme da vez será "À deriva".

A Mostra Cultural também abre espaço para o projeto de intercâmbio dos alunos do IFSC na Argentina, coordenado pela professora Luciana Ronsani. Na quinta, às 10h30, será realizada a apresentação do documentário gravado durante a viagem dos alunos participantes do projeto Interculturalidade e Internacionalização: espanhol e português em contato à cidade de Santa Ana, em Misiones, no dia 16 deste mês. Professora Luciana também é responsável pelo evento de gastronomia espanhola, às 15h de quinta.

Paralela a todas as atividades, acontece a exposição de pintura Aquarelas e Releituras de Beatriz Milhazes, artista plástica que mescla procedimentos do Pop art com referências ao artesanato brasileiro e ao universo feminino. Os trabalhos foram realizados por estudantes do curso de Processos Artísticos Educacionais e orientados pela professora Micheline Barros.

Serviço

II Mostra Cultural do IFSC: 29 e 30 de novembro

Auditório do Câmpus Canoinhas do IFSC
Endereço: Avenida Expedicionários, 2150 - Bairro Campo da Água Verde
Ingressos gratuitos:
Peças Bailei na Curva e O Contestado: antecipados com membros da comissão organizadora do evento
Peça XV Athos, cinema, apresentações de dança, música e documentário: disponíveis para retirada a partir de uma hora antes do início
Oficinas: inscrições pela internet (clique aqui)
Informações: (47) 3627-4500










































Por Liane Dani | Jornalista IFSC

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.