Alunos realizam oficina pedagógica em Hospital Infantil

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 28 nov 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:39

Distinguir os tipos de gorduras presentes na alimentação e os benefícios e prejuízos que podem produzir no organismo. Esse foi o objetivo de uma oficina realizada neste mês por alunos do curso de graduação em Química (Licenciatura) do Câmpus São José com crianças e adolescentes atendidas no Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis.

A atividade é resultado do projeto de extensão ”Oficina pedagógica em espaços educativos não formais” e está vinculada também ao projeto de pesquisa “A prática de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura do Câmpus São José: sinalizando caminhos de constituição da identidade e formação docente”, que faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Formação Docente (Grifo) do câmpus.

A oficina teve como tema “Ciência na alimentação: propriedades físicas, químicas e biológicos dos lipídios”. Durante uma tarde, os pacientes - com idade entre 4 e 16 anos – participaram de atividades lúdicas, em que tiveram como referência a pirâmide alimentar - em especial o grupo de lipídios.

Na primeira atividade, foi apresentado o “Jogo Dipolo”, um jogo de tabuleiro em que era necessário unir as peças de acordo com suas cargas (positivas ou negativas). Na sequência, os pacientes participaram de um experimento sobre a solubilidade de lipídios, misturando substâncias gordurosas e observando os resultados. A oficina contou ainda com uma encenação, para que os pacientes pudessem refletir sobre como as gorduras  ficam acumuladas nas artérias e veias, e com a apresentação de uma paródia da música, que trata da importância de hábitos alimentares saudáveis.

Para a professora Carla Dayane Cassol, do setor pedagógico do hospital, atividades como a realizada pelo IFSC fazem muito bem aos pacientes. “As crianças se encantaram com o novo, com as diversidades de aprendizagens e com os acadêmicos do IFSC. É gratificante ver os olhinhos deles brilhando ao verem as misturas, os jogos e as possibilidades”, contou.

Sobre o projeto

A oficina é uma ação articulada às práticas de estágio de regência do curso de Química. Alunos e professores participaram coletivamente da elaboração da sequência didática da oficina, assim como da produção dos materiais didáticos utilizados.

A experiência proporciona um olhar inclusivo na formação docente dos alunos do IFSC, promovendo valores humanos, sociais e pedagógicos. “O momento é tão valioso para os pacientes do Hospital quanto para nós acadêmicos do curso, pois nos dá a oportunidade de termos uma formação mais humana, reconhecendo e convivendo com diferentes espaços formativos”, conta a aluna Paola Lamin.

O projeto é realizado no Hospital Infantil Joana Gusmão desde 2013. Segundo a professora orientadora do projeto do câmpus, Giselia Antunes Pereira, a atividade proporciona o fortalecimento do vínculo do IFSC com a comunidade externa, unindo a prática acadêmica aos objetivos do Instituto em estar sempre em contato com a sociedade. “Enquanto nossos acadêmicos atuam de forma engajada pelo ensino das Ciências, podem ter a oportunidade de estar diante da delicadeza que essa realidade educativa proporciona a cada um deles“, afirmou.

Por Eduarda Rigoli | Estagiária de Jornalismo IFSC

CÂMPUS SÃO JOSÉ