O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Representantes de alunos promovem encontro em Florianópolis

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 05 dez 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:39


Na última quinta-feira (30), cerca de 110 alunos, representantes de 19 câmpus, participaram de mais um encontro das representações estudantis do IFSC. Reunidos no auditório da Reitoria, na capital, os estudantes tiveram um bate-papo com a vice-presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), Larissa Rogoswski e discutiram demandas dos câmpus. Os discentes participaram ainda de uma atividade na Ocupação Cultural do Câmpus Florianópolis-Continente.

Na parte da manhã, o

presidente do Centro Acadêmico do curso de Hotelaria do Câmpus Florianópolis–Continente

 (correção) membro do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Comitê Gestor de Assistência Estudantil, Alexandre Marques Rocha, fez uma apresentação dos colegiados do IFSC: o Conselho Superior (Consup), o Colégio de Dirigentes (Codir), o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). 


Em seguida, a vice-presidente da UCE deu uma palestra sobre os cortes na educação e as ações da entidade frente ao movimento estudantil. “ As entidades estudantis devem fazer parte da vida dos estudantes para que eles saibam a quem recorrer quando precisarem de auxílio frente ao governo pelas suas reivindicações. A UCE é uma ferramenta de luta e, mais do que isso, é um legado. “ declarou Larissa. Durante a conversa com a representante da UCE, , os estudante do IFSC expuseram questões que julgam importantes para o aprimoramento do trabalho da entidade como representação dos alunos catarinenses.

Bate-papo com a reitora

No período da tarde, os alunos contaram com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider. Um representante de cada região do estado apresentou demandas dos câmpus. Questões envolvendo horário de cursos, falta de professores, segurança, infraestrutura e preconceito foram levantadas pelos estudantes.

Além de responder aos questionamentos, a reitora comentou sobre o atual contexto da instituição em meio aos cortes orçamentários. Maria Clara orientou os alunos sobre demandas que devem ser tratadas diretamente com os gestores dos câmpus, assumindo o compromisso de exigir providências dos diretores. “Estou me comprometendo com todos vocês, de modo que todas as demandas serão encaminhadas aos câmpus. Buscarei as respostas na próxima reunião com os diretores, que acontecerá em breve ”, afirmou.

Para finalizar a programação do encontro, os alunos realizaram uma visita à Ocupação Cultural que estava sendo realizada no Câmpus Florianópolis–Continente, onde participaram de uma atividade com danças.

Momento de reflexão

A intenção dos alunos com esses encontros é promover a formação política dos movimentos estudantis dos câmpus de todo estado“O encontro é essencial para melhorar a qualidade de ensino da instituição e contribuir para resolução de problemas existentes nos câmpus do IFSC”, destaca a aluna do curso de graduação em Ciência da Computação e representante dos estudantes da serra no Comitê de Assistência Estudantil, Giseli Cruz Martins.

Para a reitora do IFSC, é muito importante que os estudantes organizem eventos para discussão como esses encontros em que lutam por seus interesses e mostram sua força.. “Vocês são essenciais, pois é por vocês que conseguimos estar próximos da realidade de cada câmpus”, afirmou.

Como resultado do encontro, será entregue uma carta com as reivindicações à reitora, para que possam ser listadas demandas a ser resolvidas nos câmpus. Os alunos decidiram ainda que os nomes dos discentes que participarão dos comitês do Jogos dos Institutos Federais de Santa Catarina (JIFSC) e do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI). Dois encontros regionais e dois estaduais dos representantes estudantis devem ser realizados no próximo ano.

Esperamos que, após o encontro, a comunicação entre os alunos e a instituição possa ser melhorada. Já conseguimos reconhecer um avanço tanto por parte da instituição e também em relação aos alunos, de modo que é notável o amadurecimento como movimento estudantil, após alguns encontros já realizados”, declarou a estudante Giseli.



Marcando presença

Os câmpus que estiveram presentes no encontro foram: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis–Continente, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. Toda a programação do evento, bem como a definição de quem participa, é organizada pelos representantes estudantis. O IFSC cede o espaço e arca com as despesas de transporte e alimentação dos participantes.




Saiba mais
Leia notícias de eventos anteriores:
Estudantes do IFSC reúnem-se em encontros regionais
Alunos do IFSC discutem movimento estudantil

 

Por Eduarda Rigoli | Estagiária de Jornalismo IFSC

 

INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.