O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC promove primeiro encontro virtual com intercambistas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 abr 2014 21:00 Data de Atualização: 07 fev 2018 08:55

 

Há alguns anos, todo semestre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conta com alunos estudando no exterior. Seja por meio do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie) ou pelo programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, os estudantes têm a oportunidade de realizar projetos e disciplinas em instituições estrangeiras e ainda aprimorar um segundo idioma. Como forma de estar mais próxima dos intercambistas, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais do IFSC (Assint) promoveu, pela primeira vez, um encontro virtual com esses alunos.

 

Por meio da ferramenta do Google Hangout, servidores da Assint e intercambistas conversaram durante aproximadamente uma hora sobre a vida acadêmica, o estudo no exterior e o desenvolvimento dos projetos de pesquisas. Atualmente, 53 alunos do IFSC estão fora do Brasil em programas de intercâmbio. Nesse primeiro encontro, sete intercambistas  participaram do bate-papo virtual. Segundo o coordenador de Assuntos Internacionais do IFSC, Júlio Cezar Bragaglia, o número pequeno de participantes ocorreu em função dos diferentes fusos horários. “Planejamos fazer mais ações desse tipo para que todos possam participar”, explica.

 

Para o servidor do IFSC, Farleir Luís Minozzo, que está na Alemanha como aluno do curso de especialização em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos, oferecido pelo Câmpus Florianópolis, apesar das dificuldades técnicas e de fuso horário, essa primeira experiência de encontro virtual foi válida. “Toda e qualquer modalidade de comunicação é essencial, principalmente quando se está fora do seu País. Ela se torna mais especial quando é utilizada para mostrar aos seus professores e a outros estudantes o quão fantástico é a experiencia que estamos vivendo!”, destaca.

 

Desde o início de março, Farleir está na cidade de Neubrandenburg, no norte da Alemanha. O estudante permanece na Europa até agosto onde faz projeto na Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg. “A experiência de intercâmbio tem sido incrível e, ao mesmo tempo, desafiadora”, afirma. Um dos desafios tem sido o idioma. “Me preparei muito no Inglês para estar aqui, mas de nada adiantou, pois viemos para uma cidade pequena e estou tendo que aprender alemão”, conta.

 

Um novo encontro virtual entre os intercambistas do IFSC deve ser promovido pela Assint na próxima semana. 

 

Como participar de um intercâmbio

 

Se você é aluno do IFSC e tem interesse em participar de um programa de intercâmbio, acompanhe as vagas divulgadas no site do IFSC. Para mais informações, envie e-mail para assint@ifsc.edu.br ou ligue para 48 3877-9053.

 

INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.