O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluna de São Miguel do Oeste é a primeira intercambista dos câmpus da expansão

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 14 mai 2014 21:00 Data de Atualização: 07 fev 2018 08:55

 

Quando o Governo Federal iniciou o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 2006, mais do que abrir as portas para que estudantes de diversas cidades pudessem entrar em uma instituição pública e gratuita, ele oportunizou um aprendizado além das fronteiras nacionais. Uma prova disso é a estudante do curso técnico integrado em Agroindústria do Câmpus São Miguel do Oeste, Mariana Demarco, que, aos 19 anos, está tendo a chance de realizar um projeto de pesquisa em Portugal pelo Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie). Ela é a primeira intercambista de um câmpus da expansão do IFSC.

 

A aluna está na cidade de Porto desde fevereiro e retornará ao Brasil no final deste mês. Nesse período, Mariana trabalha em um projeto de pesquisa na área técnica de energia elétrica no Instituto Superior de Engenharia do Porto. A estudante explica que o objetivo do trabalho é analisar o sistema de rede elétrica da cidade vizinha a Porto, Vila Real, e considerar os níveis de consumo de energia pelos cidadãos e suas instalações elétricas. “A partir de estudos com dados do consumo por zonas da cidade, comparamos com dados reais fornecidos pela empresa de energia elétrica da cidade e, por fim, analisamoa se está sendo eficiente a distribuição e se está suprindo as necessidades da cidade”, detalha.

 

Já no fim da viagem, que a fez sair da casa da mãe pela primeira vez, a estudante define a experiência como única na sua vida. “Aprendi muito nesse tempo aqui, a viver sozinha, a como tomar decisões sozinha, a como conviver com pessoas diferentes e com a saudade de casa e da família. Com certeza, foram três meses que jamais me esquecerei!”, destaca. Mariana afirma que cresceu muito pessoalmente e profissionalmente. “ Estou levando para a vida toda a bagagem de conhecimento e aprendizado que adquiri aqui. Sem o IFSC, eu nunca teria essa oportunidade na vida, de conhecer novos países, novas culturas, novas línguas e fazer amigos incríveis de todo lugar”, ressalta. 

 

Dicas da intercambista

 

Para os outros alunos do IFSC que também estejam querendo fazer um intercâmbio, Mariana aconselha muita dedicação nos estudos, já que o histórico escolar e o desempenho são critérios de escolha. Além disso, é importante estudar e saber outras línguas, principalmente o inglês. “Não me arrependo em nada do meu esforço pra tudo isso acontecer, pois foi um sonho realizado”, avalia.

 

Como participar

 

Confira as dicas do IFSC para quem quer fazer um intercâmbio:

 

- Estude um segundo idioma, de preferência, aquele falado em países em que você tem interesse em estudar

- Procure já ter o passaporte

- Informe-se com antecedência sobre a retirada de vistos dos países em que tiver interesse

- Acompanhe na página do IFSC as vagas divulgadas pelo IFSC para intercâmbio, tanto pelo Propicie como pelo CsF, para ficar por dentro das oportunidades e não perder o prazo de inscrição

 

Alunos do IFSC que quiserem mais informações sobre intercâmbio podem enviar e-mail para assint@ifsc.edu.br ou ligar para 48 3877 9053.

 

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.