Alunos desenvolvem aplicativo para divulgação do Simpósio de Humanidades

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 24 ago 2017 21:00 Data de Atualização: 07 fev 2018 08:56

Os participantes do II Simpósio de Humanidades terão na palma da mão uma nova ferramenta para facilitar sua interação no evento que acontece na semana que vem, de 28 a 30, no Câmpus Canoinhas do IFSC. Já está disponível na Play Store do Google um aplicativo gratuito para celular com a programação, currículo dos palestrantes e acesso ao portal de inscrições, desenvolvido por alunos do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas.

O projeto encomendado para divulgação do conteúdo do Simpósio leva em conta uma mudança no comportamento dos brasileiros. Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final do ano passado, o uso do telefone celular se consolidou como o principal meio para acessar a internet no Brasil: 92,1% dos domicílios brasileiros acessam a internet por meio do telefone celular contra 70,1% dos domicílios que usam o microcomputador.

Foi pensando na conveniência do acesso e na necessidade de facilitar a divulgação que os alunos Fernanda Machado Belem, João Paulo Zorek, Matheus Renan Araujo e Gabriel Moreschi desenvolveram o aplicativo, trabalhando na prática o conteúdo de sala de aula. O projeto “Desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis para a divulgação do II Simpósio de Humanidades” é coordenado pelo professor Tamer Cavalcante e conta com recursos do Edital Aproex Nº 01/2017 da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas.

Por fazer parte de uma atividade didática, o grupo está avaliando o aplicativo em conjunto com os usuários. No caso de encontrar erros no software, o usuário pode informar o problema por meio de um formulário on-line para que as correções sejam feitas o mais rápido possível, tornando a ferramenta ainda mais eficiente.

O Simpósio

Com o tema Educação no Brasil: desafios para a formação de sujeitos críticos, o II Simpósio de Humanidades tem como objetivo discutir as mediações entre o mundo do trabalho, a sociedade civil organizada e as políticas públicas para a educação. As inscrições gratuitas para as três mesas-redondas e vinte palestras, oficinas e minicursos já estão abertas na área de inscrições on-line no portal SIGAA-Extensão (também disponível pelo aplicativo).

O evento é direcionado a estudantes de todos os cursos do IFSC e comunidade externa, sejam alunos e profissionais da educação ou agentes de arranjos produtivos, serviços públicos e privados e organizações da sociedade civil, que devem escolher as oficinas, palestras e minicursos conforme a área de interesse.

Clique aqui para ver a programação completa.

Clique aqui para baixar o aplicativo.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

CÂMPUS CANOINHAS