O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Formados no IFSC obtêm 31,46% de aprovação no vestibular da UFSC

ENSINO Data de Publicação: 09 jan 2018 22:00 Data de Atualização: 07 fev 2018 08:57

 

Os egressos do ensino médio técnico do IFSC tiveram índice de aprovação de 31,46% no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujos resultados da primeira chamada foram divulgados ontem (9) em coletiva de imprensa (foto). Do total de 906 inscritos que informaram ter concluído o ensino médio no IFSC, 285 foram aprovados. Considerando apenas as unidades de ensino com pelo menos 20 inscritos no vestibular, os câmpus Jaraguá do Sul, Gaspar e Florianópolis do IFSC tiveram os três maiores percentuais de aprovados dentre todas as instituições do estado – públicas e privadas.

O Câmpus Jaraguá do Sul teve índice de aprovação de 40,48%. Do total de 42 inscritos, 17 passaram no exame. Bem próximo ficou o Câmpus Gaspar, com 40% - 16 aprovados de 40 inscritos. Uma das maiores escolas de ensino médio de Santa Catarina, o Câmpus Florianópolis teve o quarto maior número de candidatos (450) e o segundo maior de aprovados (157), totalizando 34,89% de aproveitamento.

O Câmpus São Miguel do Oeste teve o melhor índice de aprovação dentre todas as escolas da mesorregião Oeste com pelo menos 20 inscritos no vestibular. Um terço (33,33%) dos candidatos egressos do ensino médio técnico do IFSC na cidade do Extremo Oeste que fizeram o vestibular da UFSC foram aprovados (sete de 21).

O Oeste, aliás, teve a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), da qual o IFSC faz parte, como destaque no vestibular da UFSC. Os quatro maiores índices de aprovação dentre as escolas com pelo menos 20 inscritos foram da Rede: além do Câmpus São Miguel do IFSC em primeiro, os câmpus Videira e Concórdia do Instituto Federal Catarinense (IFC) ficaram em segundo e terceiro e o Câmpus Chapecó do IFSC, em quarto. O câmpus chapecoense teve sete aprovados de 30 inscritos, com um índice de 23,33%.

Outros câmpus do IFSC também foram destaque em suas cidades e regiões. Na Grande Florianópolis, o Câmpus São José foi a instituição com maior aprovação na cidade e quarta na mesorregião, com 28,66% (47 aprovados de 164 inscritos) dentre as que tiveram pelo menos 20 inscritos. Esses números fazem do câmpus josefense a segunda escola pública com maior aprovação na região dentro desse recorte, atrás apenas do Câmpus Florianópolis. Ainda na mesma região, o Câmpus Palhoça Bilíngue foi o câmpus do IFSC com menos inscritos no vestibular (10) e teve um aprovado (10%). 

No Norte, o Câmpus Joinville teve o maior percentual de aprovação da cidade dentre as escolas com pelo menos 20 inscritos, sendo também a quarta na mesorregião e terceira dentre as instituições públicas, atrás apenas de outros dois câmpus da RFEPCT: o Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC e o Câmpus Araquari do IFC. No total, 36 egressos do IFSC no município mais populoso de Santa Catarina fizeram o vestibular e 10 foram aprovados, resultando num índice de 27,78%.

No Sul, dois câmpus do IFSC ficaram entre os três maiores índices de aprovação na mesorregião dentre as escolas com pelo menos 20 inscritos. O Câmpus Criciúma foi o segundo na região e primeiro na cidade, com 20,37% (54 inscritos e 11 aprovados). Já o Câmpus Araranguá foi terceiro na região e segundo na cidade, com 20,34% (59 inscritos e 12 aprovados). O maior percentual da região Sul foi de outra instituição pública araranguaense, a escola estadual Maria Garcia Pessi.

Resultado de trabalho articulado

Para a pró-reitora de Ensino em exercício e diretora de Assuntos Estudantis, Girlane Bondan, os resultados reforçam a importância dos institutos federais no contexto da educação pública. “Em tempos de desacreditação do serviço público, o IFSC se destaca pela sua dedicação e competência ao formar os nossos jovens, mesmo que o foco inicial da formação não seja o vestibular. Com estes resultados demonstramos para a sociedade que a nossa missão se cumpre, fruto do trabalho articulado do ensino, da pesquisa e da extensão em todo o estado de Santa Catarina”, comenta.

O IFSC obteve, ainda, a terceira melhor nota dentre os alunos de escola pública no vestibular da UFSC, com o estudante Júlio César Ronconi Padilha, do Câmpus Criciúma, aprovado para o curso de Medicina.

Confira abaixo um resumo dos índices de aprovação dos câmpus do IFSC no vestibular da UFSC. Os dados completos, com todas as escolas de Santa Catarina, estão na página da UFSC.

Araranguá

Inscritos: 59

Aprovados: 12

Índice: 20,34%

Chapecó

Inscritos: 30

Aprovados: 7

Índice de aprovação: 23,33%

Criciúma

Inscritos: 54

Aprovados: 11

Índice: 20,37%

Florianópolis

Inscritos: 450

Aprovados: 157

Índice: 34,89%

Gaspar

Inscritos: 40

Aprovados: 16

Índice: 40%

Jaraguá do Sul

Inscritos: 42

Aprovados: 17

Índice: 40,48%

Joinville

Inscritos: 36

Aprovados: 10

Índice: 27,78%

Palhoça

Inscritos: 10

Aprovados: 1

Índice: 10%

São José

Inscritos: 164

Aprovados: 47

Índice: 28,66%

São Miguel do Oeste

Inscritos: 21

Aprovados: 7

Índice: 33,33%

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC
Fotos: Henrique Almeida/Agecom UFSC

 

 

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.