O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC realiza I Roda de Conversa com Alunos Cotistas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 18 jan 2018 22:00 Data de Atualização: 07 fev 2018 08:58


Foi realizada no auditório da Reitoria, no dia 12 de dezembro a I Roda de Conversa com Alunos Cotistas do IFSC. Promovida pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) o evento buscou conhecer a realidade social e educacional deste público e atuar nas estratégias de permanência e êxito de cotistas. A primeira edição recebeu alunos dos câmpus Chapecó, Cricíuma, Florianópolis-Continente, Joinville e São Miguel do Oeste.

As atividades, que se estenderam durante a tarde, promoveram debates e reflexões importantes para o público cotista presente.  Participaram da roda de conversa, além dos alunos e integrantes da DAE, docentes e estudantes de outras instituições, como a professora Simone dos Santos Ribeiro, da Rede Municipal de Florianópolis, que na ocasião palestrou sobre as ações afirmativas e apresentou exemplos da literatura e da música que retratam o movimento negro. Entre outros temas, foram abordados o empoderamento negro, a naturalização do racismo e o processo de escravização.

A apresentação dos alunos, que compartilharam suas histórias relatando o preconceito ainda presente na sociedade, foi muito marcante, segundo a coordenadora de ações inclusivas da DAE, Ivani Cristina Voos. “Foi um momento bastante emocionante em que sentimos a importância do IFSC na vida desses alunos e na forma como eles estão inseridos na instituição, o que demonstra o empenho do IFSC para as ações afirmativas”, comentou a servidora.


Os alunos revelaram o interesse em conhecer mais sobre o sistema de cotas, que, segundo eles, foi o que mais motivou a adesão ao evento.  “A falta de divulgação sobre o assunto e a generalização que ocorre, tratando as cotas apenas como um benefício e não compreendendo que trata-se de uma ação afirmativa, dificulta o conhecimento sobre o assunto”, disse a aluna do curso superior em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente Marcela Rocha. A estudante ainda destaca a importância de se conscientizar sobre os fatos históricos e sociais que envolvem o sistema de cotas e o papel das instituições neste caso.

Segundo Marcela Rocha, aluna representante do movimento negro,recém formado na instituição , há diferentes causas que envolvem o sistema de cotas, assim como diferentes grupos que detêm esses direitos. “ Representamos o grupo de pretos, pardos e indígenas, mas não é apenas essa causa, queremos falar de direito no modo geral”. Após as atividades, os estudantes definiram a criação de um grupo, para articular e agregar mais alunos ao movimento negro no IFSC. Os estudantes passaram a compartilhar materiais sobre o assunto para que possam expandir o grupo, realizando encontros regionais e mobilizando mais pessoas.



Por Eduarda Rigoli | Estagiária de Jornalismo do IFSC




INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.