O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC participa da feira EletroMetalMecânica dos dias 6 a 9 de março em Chapecó

EVENTOS Data de Publicação: 05 mar 2018 16:16 Data de Atualização: 05 mar 2018 16:32


O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) terá um stand durante a EletroMetalMecânica 2018, a Feira e Congresso para a Indústria Metalmecânica. O evento será de 6 a 9 de março, das 14h às 21h, no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi), em Chapecó.

Durante a feira, o IFSC irá divulgar os cursos gratuitos voltados para a área: técnico em Mecânica, técnico em Eletroeletrônica, técnico em Eletromecânica (Proeja) e Engenharia de Controle e Automação. Além destes cursos regulares, ao longo do ano, os câmpus da região abrem cursos de qualificação rápida nesta área, como NR10 e NR35.

Além de divulgar os cursos, o IFSC também irá expor os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos dentro e fora de sala de aula. Pelo menos três ideias estarão em funcionamento durante os quatro dias: a impressora 3D, a bikerama e o robô Robotis.

Conheça os projetos:

Impressora 3D

Assim como uma impressora comum - a chamada 2D –, que imprime um desenho ou uma escrita em um papel, a impressora 3D faz o mesmo trabalho, mas é mais evoluída: transforma modelos em três dimensões, que estão desenhados em um programa de computador, em objetos palpáveis.

A impressora 3D pode imprimir desde peças simples, engrenagens, cubos, cones, até protótipos de robôs ou de carros que sejam utilizadas na indústria. Os objetos são construídos com um filamento de plástico, que é derretido a uma temperatura de 200ºC a 250ºC, e vai formando camada por camada até o objeto final.

Bikerama

Que tal fazer exercícios, se divertir e aprender ao mesmo tempo? Esta é a proposta da Bikerama, uma bicicleta acoplada a um autorama. Um mecanismo foi desenvolvido e acoplado à bicicleta, e ele faz a energia mecânica transformar-se em energia elétrica e em seguida em energia mecânica novamente. Em resumo, quando alguém começa a pedalar a bicicleta, esse mecanismo leva energia até o autorama e faz os carrinhos se moverem pela pista.

Robô Robotis

Adquirido pelo Câmpus Chapecó neste ano, o robô chamado Robotis desempenha diversas funções já de fábrica, como cumprimentos e movimentos de luta. O desafio então para os alunos é criar novas funções, sistematizando e otimizando os 18 motores acoplados ao robô, responsáveis pelos movimentos e equilíbrio.

Gerador eólico

O gerador eólico Savonius é um aerogerador de eixo vertical que pode gerar energia elétrica a partir de ventos provenientes de qualquer direção. Próprio para aplicações em residências, no alto de prédios e fazendas. Este protótipo ainda está em fase de desenvolvimento e consiste em um trabalho dos alunos do curso técnico de Eletromecânica Modalidade Proeja do Câmpus Chapecó, orientados pelos professores Bruno da Silva e Cristiano Silva.

A EletroMetalMecânica

O evento tem o principal objetivo de promover as indústrias da região Oeste do estado, assim como levar novas tecnologias para atualização do parque fabril metalmecânico da região. Conhecida anteriormente como MetalMecânica + Corte e Conformação, a feira foi redesenhada com a experiência do novo organizador, a Messe Brasil.

A projeção é atrair 120 expositores, 30% a mais que na edição anterior, realizada há quatro anos. O volume de negócios também deve crescer em 60% e levar um público de 20 mil profissionais ao evento. “A feira permite aos empresários da região o acesso facilitado às novas tecnologias e negociações para renovação dos parques fabris da região, concentradas em um único ambiente”, comenta Orly Bernardes, coordenador geral da EletroMetalMecânica. Os sinais de retomada da economia criam perspectivas ainda melhores para 2018. “Os empresários devem voltar a investir e buscar inovações competitivas para os seus negócios, retornando assim, gradativamente, o ritmo pleno da produção e crescimento do mercado”, acredita Bernardes.

A terceira edição da feira contará com estrutura para receber expositores e visitantes de outros países. Para completar a programação, o evento contará com Rodada de Negócios e Congresso.
 

Saiba mais sobre os cursos do IFSC.


Saiba mais sobre a EletroMetalMecânica.

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.