O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus São José: 30 anos democraticamente bem vividos

EVENTOS Data de Publicação: 16 mar 2018 17:54 Data de Atualização: 16 mar 2018 18:34

Trintamos. Na última quarta-feira (14) o Câmpus São José do IFSC completou 30 anos de atuação. Alunos, ex-alunos, servidores - ativos e aposentados - e membros da comunidade externa estiveram presentes para a sessão solene de aniversário, uma das atividades promovidas pelo câmpus em alusão à data.

"Concentrar 30 anos num discurso não é uma tarefa fácil". Assim o diretor-geral do Câmpus São José do IFSC, Saul Silva Caetano, abriu a sua fala na cerimônia. Ele começou narrando o início e um pouco da história do câmpus, suas conquistas, dificuldades iniciais e das características que marcam a identidade do câmpus.

"Nossa história inicia em 1988, o país dava seus passos em uma nova era democrática. O debate, o respeito pela liberdade de pensamento e opinião e a valorização da democracia eram valores centrais do Brasil. Um ótimo momento para uma nova escola. Em 14 de março de 1988 iniciavam os trabalho do Câmpus São José, então uma unidade descentralizada da Escola Técnica Federal", disse.

E essa veia democrática permanece até hoje. Saul lembrou que o câmpus foi pioneiro nas discussões curriculares, na tomada de decisões, na gestão participativa, sendo o primeiro a ter um órgão colegiado, valorizando a participação de todos: servidores e alunos. "Somos uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade, e nossa missão é atender a toda comunidade. Lutemos para que continue assim. Parabéns ao Câmpus São José", finalizou.

A Diretora Executiva do IFSC, Silvana Lisboa de Sá, que representou a reitora na solenidade, ressaltou o caráter transformador do câmpus na sociedade e lembrou da importância da expansão do ensino profissional em Santa Catarina, iniciado justamente pela inauguração do Câmpus São José, o primeiro fora de Florianópolis.

"Este é um momento de contemplação para o IFSC, pois nos damos conta de que a nossa história de 109 anos não ficou lá em Florianópolis, foi se expandindo. A ideia de transformar através da educação profissional se espalhou, ora por políticas públicas, ora por iniciativa de seus servidores, e comemorar 30 anos significa que esse projeto deu certo", completou.

A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, parabenizou o IFSC pelo aniversário e destacou o orgulho em ter o câmpus na cidade. "Nessas instalações já foram feitas muitas coisas pela nossa cidade. É um agente de inclusão para toda cidade, de criação de oportunidades e queremos que o câmpus continue sendo motivo de orgulho para todos nós", afirmou.

Após a solenidade, houve o corte do bolo no hall central do câmpus.

Veja o vídeo sobre os 30 anos do câmpus produzido pela IFSCTV.

EVENTOS CÂMPUS SÃO JOSÉ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.