O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Com aula inaugural, Câmpus Criciúma dá início ao curso de Engenharia Civil

ENSINO Data de Publicação: 22 mar 2018 10:14 Data de Atualização: 22 mar 2018 10:21

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deu início oficialmente nesta quarta-feira (21) ao curso de Engenharia Civil, com uma aula inaugural sobre tendências e perspectivas para a carreira. O evento marcou a consolidação de um projeto que vem sendo construído ao longo dos últimos anos e que representa um marco para o IFSC e para o ensino superior na região sul do Estado.

Participaram da aula inaugural os irmãos Anderson, Rafael e Rodrigo Pavei, engenheiros civis e diretores da construtora Pavei, de Criciúma, que atua na área da construção civil há mais de 30 anos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A uma plateia de futuros engenheiros e técnicos em Edificações, eles falaram sobre as transformações e as perspectivas para o setor nos próximos anos, destacando questões como as inovações tecnológicas, novas necessidades da população, as obrigações legais decorrentes deste processo e os desafios das empresas no planejamento e na execução dos empreendimentos.

“O mercado momentaneamente está em retração, mas a pirâmide demográfica está mudando no Brasil. A população está amadurecendo e isso representa mais oportunidades nos próximos 20 anos”, disse Rafael Pavei, diretor de compras e planejamento de obras da empresa. “O profissional deve estar sempre se atualizando para não correr o risco de perder espaço no mercado. Sempre participar de feiras, congressos. Tudo que é informação agrega, além do networking, que é a principal ferramenta”, destacou.

Os engenheiros apresentaram projetos recentes da construtora e destacaram os principais desafios enfrentados e soluções que estão sendo implantadas na construção civil. Diante das constantes transformações do setor, Anderson Pavei recomendou muita vivência prática aos futuros profissionais, para que conheçam a realidade da construção civil e se mantenham atualizados sobre o que está sendo feito no setor. “A prática é tão importante quanto a formação teórica. Sempre que tiverem oportunidade, visitem obras, façam estágios e cursos. Vão para a prática. Depois de formados, sentirão a diferença de quão valorizados serão”, destacou.

Primeiro na região

O Bacharelado em Engenharia Civil, ofertado pela primeira vez em Criciúma por uma instituição pública de ensino superior, foi o terceiro mais disputado de todo o IFSC. No total, 688 candidatos concorreram a 40 vagas ofertadas. Com a nova oferta, o IFSC passa a ser a única instituição pública a oferecer o curso de Engenharia Civil entre Porto Alegre e Florianópolis.
“Esse curso era esperado pela comunidade acadêmica e almejado pela região, que tem um grande potencial na área de construção. Estarmos aqui, em uma instituição pública de ensino, oferecendo um curso gratuito de Engenharia Civil, é uma conquista muito grande”, disse o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini, lembrando que a oferta deste curso é discutida desde a fundação do Câmpus. “A caminhada foi muito longa. Desde 2010, quando da fundação do Câmpus, falávamos no curso de Engenharia Civil. Esperamos que daqui a cinco anos nos façamos presentes aqui de novo para a formatura da primeira turma de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma.”

O chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), Daniel Comin, lembrou que a aprovação do curso foi a primeira parte de um trabalho que está apenas no começo. “O auditório cheio representa a materialização de um sonho. É um trabalho que ainda está no começo, mas observamos a motivação dos alunos e esperamos contar com o apoio de todos para construir este curso com bastante qualidade”, afirmou.

Já a coordenadora do curso, Roslene Garbelotto, destacou o envolvimento dos servidores do Câmpus no processo de formatação e aprovação do curso, salientando os desafios que estão colocados para o corpo docente e servidores técnico-administrativos. “Servidores de várias áreas do Câmpus se envolveram na construção do curso. Os desafios não vão parar. A responsabilidade de todos os servidores segue em fluxo contínuo e, para a área da Construção Civil, a responsabilidade é maior ainda”, disse a professora.
O curso de Engenharia Civil tem ingresso anual, com 40 vagas por turma. A seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 

ENSINO BACHARELADO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.