O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Cursos de engenharia do Câmpus Florianópolis formaram os primeiros alunos nesta terça-feira

ENSINO Data de Publicação: 22 mar 2018 14:28 Data de Atualização: 22 mar 2018 14:37

A cerimônia de formatura dos cursos superiores referente ao semestre 2017/2, realizada no Centro de Eventos da UFSC no dia 20 de março, foi marcada pela colação de grau dos primeiros alunos graduados em engenharia pelo Câmpus Florianópolis. Os formandos iniciaram suas trajetórias nos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Mecatrônica no primeiro semestre de 2013 e depois de transcorridos 10 semestres, foram diplomados na solenidade desta terça-feira. 

Foram inúmeros os desafios para a formação das primeiras turmas, desde a elaboração dos materiais didáticos, o estabelecimento das formas de avaliação, até as adaptações estruturais realizadas. O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Edison Aranha Neto, ressaltou que o fruto desses esforços possibilitou a formação de profissionais com competências para trabalhar em equipes multidisciplinares, prover soluções com inovação tecnológica e ter a capacidade de adaptação em diferentes locais de trabalho. “Nosso curso tem um viés mais prático e aplicado do que outros cursos de engenharia elétrica, que acabam sendo mais acadêmicos e generalistas”. 

A inserção profissional dos nossos alunos também é destaque para Neto. “Por meio dos estágios obrigatórios e não-obrigatórios que os estudantes têm realizado, percebemos que nossos discentes estão tendo uma excelente aceitação no mercado de trabalho. Temos atualmente alunos em diversas empresas do setor elétrico, como Celesc, Eletrosul, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Grupo Engie, Statkraft, entre outras”, afirmou o coordenador. 

A formação oferecida pelo IFSC Câmpus Florianópolis é reconhecida tanto nacional, quanto internacionalmente, exemplo disso é a experiência do aluno do curso de Engenharia Eletrônica, Leonardo Persike Martins, que por meio de um convênio firmado entre o IFSC e uma empresa austríaca, teve a oportunidade de realizar seu estágio na Europa. Ao longo de seis meses o estudante realizou estágio obrigatório na CTR (Carinthian Tech Research), empresa do ramo de pesquisas tecnológicas, localizada na cidade de Villach, Áustria. Durante esse período, o aluno teve a oportunidade de finalizar seu trabalho de conclusão de curso e ainda recebeu proposta de efetivação na empresa europeia. Leonardo afirma que a formação no curso de Engenharia Eletrônica do IFSC forneceu a base para que ele pudesse desempenhar suas atividades durante o estágio. “A parte técnica nunca me faltou, sempre consegui realizar minhas atividades com excelência. A maior parte da matérias que estudei durante o curso consegui aplicar nas rotinas de trabalho da empresa. Por isso, foi muito fácil perceber uma relação entre o curso e o que desenvolvi na CTR”. 

Para a diretora-geral do Câmpus Florianópolis, Andrea Martins Andujar, a formatura das primeiras turmas de engenheiros é motivo de orgulho. “Hoje foi um dia memorável não apenas para os que concluíram o curso, mas para todas as mãos que se dedicaram à efetivação dessa formação. Por meio desses profissionais, com suas ideias e formação, a sociedade poderá construir novos caminhos de crescimento e harmonia”.

Como parte dos discursos de encerramento da cerimônia de formatura, o paraninfo orador, James Silveira, destacou a relevância da solenidade. “Gostaria de agradecer à Universidade Federal de Santa Catarina pelo acolhimento deste evento. Chega a ser emblemático que os primeiros engenheiros do IFSC colem grau aqui, mostrando que na educação não há espaço para disputas e sim parcerias”. 

  

ENSINO BACHARELADO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.