O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto do IFSC apresenta leitura dramática de contos de Lygia Fagundes Telles na Ajote

EXTENSÃO Data de Publicação: 05 abr 2018 15:37 Data de Atualização: 06 abr 2018 14:01

A condição humana - imponderável, doída, saudosa, melancólica, sensível e docemente violenta – é a tônica dos contos da escritora Lygia Fagundes Telles, escolhidos para ganharem voz na edição deste ano de um projeto de extensão do Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O projeto Folhetim – Leituras Dramáticas terá três edições públicas neste mês, nos dias 12, 19 e 26, às 19h30, no Galpão de Teatro da Ajote, na Cidade Cultural Antarctica, com entrada gratuita.

“São encontros do humano em seus embates com o mundo interior e exterior”, explica o professor de língua portuguesa do IFSC e coordenador do projeto, Samuel Kühn, que também é ator e diretor teatral. A escolha por Lygia se justifica por sua importância no cenário literário brasileiro e pela inserção de sua obra em lista de vestibulares, o que pode atrair o público jovem aos eventos de leitura.

O livro Melhores Contos, composto por 16 contos escolhidos pelo professor universitário, Eduardo Portella, e publicado pela editora Global, faz parte da lista de obras literárias obrigatórias para o concurso vestibular 2019 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sem entrar no mérito da prova do vestibular em si, professor Samuel acredita que, quando se tem uma lista de obras literárias, há um movimento constante em torno de escrituras relevantes da nossa cultura. “Talvez, considerando o nosso contexto, sobretudo o comportamento de consumo de autores estrangeiros na cultura de massa, tais obras das listas podem provocar novas fruições literárias.”

Para abril, Samuel escolheu o conto Verde lagarto amarelo, escrito por Lygia Fagundes Telles em 1969 e que faz parte da seleção de Melhores Contos. Na leitura, Samuel contará com a parceria do ator Alex Maciel, da Cia Rústico Teatral, para dar voz à história, que está relacionada à importância da infância e às consequências dos dramas infantis na vida de duas personagens adultas.

As apresentações no Galpão de Teatro fazem parte de uma parceria com a Associação Joinvilense de Teatro (Ajote) para dar mais visibilidade ao projeto e atrair um público diferente. Podem participar estudantes a partir de 14 anos, vestibulandos, professores, artistas e público em geral interessado em literatura. A entrada é gratuita.

Projeto de extensão

O projeto Folhetim - Leituras Dramáticas é desenvolvido pelo Câmpus Joinville desde 2015 com o objetivo de proporcionar espaços de escuta e discussão a partir de leituras dirigidas e dramáticas de textos literários diversos, com o intuito de estimular a formação do leitor literário. Até então, as leituras aconteciam na Biblioteca do Câmpus, em escolas da rede pública e em outras instituições públicas, como presídio e associações.

Diretores e professores interessados em conhecer o projeto devem entrar em contato pelo telefone (47) 3431-5620 ou pelo e-mail jussiane.luz@ifsc.edu.br.

 

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.