Câmpus Palhoça Bilíngue e Instituto Nacional de Educação de Surdos promovem evento em maio

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE Data de Publicação: 06 abr 2018 17:45 Data de Atualização: 09 abr 2018 17:53

Estão abertas as inscrições para o seminário "Diálogos e Aprofundamentos na Educação de Surdos", um evento do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em parceria com o Câmpus Palhoça Bilíngue, a ser realizado nos dias 8 e 9 de maio, nos períodos vespertino e noturno, no auditório do Atrium Offices, no Passeio Pedra Branca, e nas dependências do câmpus do IFSC.

O evento, que é gratuito e voltado para professores da rede pública de ensino, comunidade surda, tradutores e intérpretes de língua de sinais, estudantes, professores universitários e demais profissionais interessados na temática, tem como objetivos compartilhar conhecimentos e metodologias relacionadas à educação de surdos, orientar e apoiar o sistema de ensino que atua de modo efetivo e contínuo na área da surdez, suscitar o debate e aprimorar a prática profissional.

A programação inclui palestras e oficinas ministradas por profissionais das duas instituições proponentes (IFSC e Ines) e outras parceiras, como Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). As temáticas de discussão envolvem acessibilidade da pessoa surda, ensino da língua portuguesa para surdos, língua de sinais, arte, cultura e tecnologia, tradução e interpretação, produção de materiais bilíngues (Libras/Português), entre outras.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até o dia 23 de abril por meio do site www.palhoca.ifsc.edu.br/seminario, onde também é possível visualizar a programação completa e saber mais sobre os palestrantes. As atividades serão realizadas em 8 de maio no auditório do Atrium Offices, no Passeio Pedra Branca, das 13h30min às 22h30min, e nas dependências do Câmpus Palhoça Bilíngue, no dia 9 de maio, no mesmo horário. A carga horária total do evento é de 16 horas e os participantes que obtiverem 75% de frequência terão direito a certificado.

A realização do evento visa suprir uma carência na educação de surdos da região. “Apesar de Santa Catarina ser um dos estados referência na formação de profissionais para atuação na educação de surdos, ainda há um grande distanciamento entre as reflexões acadêmicas e a realidade vivenciada no sistema educacional. Por isso, essas iniciativas são importantes para oportunizar o acesso à informação e a troca de experiências, fomentando ainda as discussões sobre políticas públicas no estado”, destacou a responsável pela comissão organizadora do evento no câmpus, Bruna Crescêncio Neves.

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE EVENTOS NEWS