O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Prazo para solicitação de isenção do pagamento do Enem é prorrogado até 15 de abril

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 09 abr 2018 09:32 Data de Atualização: 09 abr 2018 09:54

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderá ser realizada até as 23h59 de 15 de abril. A ampliação neste prazo, que antes terminava no dia 11, também foi estendida aos que precisam justificar a ausência na edição de 2017, o que é obrigatório para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2018.

A ampliação no prazo, divulgada nesta sexta feira, 6, pelo Diário Oficial da União (DOU), foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) com o objetivo dar mais tempo para que os participantes possam se adequar as novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame. Em 2018,  tem direito à isenção, e obrigatoriamente precisa fazer as respectivas solicitação, o participante que: tenha concluído o Ensino médio, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenha participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio e que tenha obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu; tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013); além daquele que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membros de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A solicitação deve ser feita, exclusivamente, pelo endereço http://enem.inep.gov.br/participante. O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 23 de abril. 

Quem não conseguir a isenção ou não se enquadrar nos critérios para a solicitação, terá que pagar a txa de inscrição no valor de R$ 82,00. 

Clique aqui para acessar a retificação do edital

Sobre o Enem 2018

O período de inscrições para Enem 2018 será de 7 a 18 de maio. As provas estão agendadas para os dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, com duração de cinco horas e meia. Já no segundo domingo, será a vez dos candidatos responderem às provas de Ciências da Natureza e Matemática, com cinco horas de duração. 

Todas as informações do exame devem ser acompanhadas no site do Enem.

Graduação no IFSC

Quem quiser fazer uma graduação no IFSC em 2019, precisa fazer o Enem 2018. O processo de seleção para todas as vagas será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

 

GOVERNO FEDERAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.