IFSC capacita professores e gestores de escolas estaduais de Tubarão

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 04 mai 2018 10:05 Data de Atualização: 04 mai 2018 10:15
O uso de tecnologias para qualificar a intervenção em sala de aula e agilizar processos de gestão escolar foi tema de oficinas realizadas pelo Câmpus Tubarão com professores e gestores de escolas estaduais. As oficinas são resultado de uma parceria com a Gerência Regional de Educação (Gered) que iniciou ainda em 2017.

Foram duas oficinas realizadas na última semana de abril, sob comando do professor Pierry Teza, assessor da direção-geral do Câmpus Tubarão. Na primeira, dia 24, o professor trabalhou as ferramentas do Google para gestores das escolas estaduais de Tubarão. Na quinta-feira, 26, a segunda oficina reuniu professores da escola estadual Henrique Fontes para uma formação específica sobre o formulário do Google Drive. “São ferramentas que podem ajudar bastante, não só para a gestão das escolas, mas também para a melhoria das aulas”, explica o professor.

As oficinas são um desdobramento de uma parceria entre o Câmpus Tubarão e a Gered, firmada em 2017, quando foram realizadas uma série de atividades de formação com profissionais da educação da região. O projeto extensão “Oficinas sobre gestão escolar: qualificando gestores das instituições públicas de ensino” capacitou cerca de cem profissionais em temas como gestão de equipes, planejamento estratégico e ferramentas online para educação.

As oficinas da semana passada foram uma solicitação da Gered. Pierry explica que o interesse das escolas deve resultar em novas atividades de capacitação promovidas pelo IFSC. “Houve uma procura muito grande em função do projeto do ano passado e tem dado um bom resultado, é possível que tenhamos outras oficinas, mesmo que desconectadas formalmente de algum projeto institucional do IFSC. Estas oficinas estão alinhadas ao que o Câmpus tem trabalhado em termos de desenvolvimento da Educação”, explica o professor.

O Câmpus Tubarão vem atuando, com cursos e oficinas, na formação de professores e na qualificação da educação na região. No momento, estão em andamento cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em temas como “Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil”, “Educação inclusiva: Atendimento Educacional Especializado” e “Metodologia para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura”. Nesta quinta (3), a direção-geral do Câmpus se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação de Pescaria Brava para discutir possíveis cursos de formação na área.
CÂMPUS TUBARÃO EXTENSÃO