O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Professor do IFSC participa de festival de divulgação científica

EVENTOS Data de Publicação: 08 mai 2018 17:07 Data de Atualização: 09 mai 2018 13:02

O professor de Física do IFSC, Marcelo Girardi Schappo, participa da segunda edição em Florianópolis do Pint of Science, evento mundial de divulgação científica e que será realizado em 56 cidades brasileiras, de 14 a 16 de maio.

Dia 14, das 19h às 21h, Schappo fala sobre “Uma cura científica para enganações quânticas”, no Boteco Bacana (Avenida Madre Benvenuta). “Nesta palestra, vamos debater brevemente os resultados da mecânica quântica e mostrar como eles são distorcidos para usos indevidos em pseudociências que nos cercam todos os dias”, destaca o professor (veja resumo completo da palestra abaixo).

O festival

O objetivo do Pint of Science é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade, explica Natalia Pasternak Taschner, coordenadora do festival no país. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.

Esclarecer como a ciência funciona e mostrar a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo estão também entre as metas dos organizadores. “É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, despertar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento. É esse encantamento que procuramos despertar no Pint of Science”, afirma a coordenadora.

Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Pint of Science cresce a cada ano. Os 22 municípios da edição passada saltaram para mais de 50 e, com a entrada de cidades da região Norte, pela primeira vez o evento abrangerá todas as áreas do país.

Em Florianópolis, a programação será nos dias 14, 15 e 16 de maio, no Boteco Bacana e Mercado São Jorge. Acesse o site do evento para ver a programação completa, histórico e demais informações.

Acesse também o Facebook do evento.

 

Palestra sobre “Uma cura científica para enganações quânticas”

O professor Marcelo Girardi Schappo é doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor do IFSC de São José. Trabalha com pesquisa envolvendo a interação da radiação com a matéria e coordena projeto de extensão intitulado "Astro&Física" cujo objetivo é promover eventos públicos de divulgação de tópicos de Física Moderna e Astronomia.

Confira o resumo da palestra:

A física quântica é uma área da física que trata do estudo da matéria a nível molecular, atômico e subatômico: o mundo das partículas e dos átomos. Ao mesmo tempo, a física quântica está na "boca do povo": muita gente fala sobre ela com uma intimidade que chega a impressionar, no sentido negativo. O motivo é que muitas dessas pessoas nunca tiveram contato formal e acadêmico com essa área da física. Logo, muitas das informações veiculadas não são corroboradas pelo conhecimento científico atual. Todo esse "barulho" sobre física quântica vem do fato que ela apresenta resultados que vão contra a nossa experiência cotidiana, como partículas possuírem comportamento de ondas, princípio de incerteza e efeitos de não-localidade. Os charlatães usam, portanto, esses fatos de forma distorcida para respaldar um corpo de conhecimento que carece de evidências científicas. Nesta palestra, vamos debater brevemente os resultados da mecânica quântica e mostrar como eles são distorcidos para usos indevidos em pseudociências que nos cercam todos os dias.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.