O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Abertas inscrições para Simpósio Catarinense de Astronomia em Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 09 mai 2018 09:06 Data de Atualização: 09 mai 2018 09:14
Estão abertas as inscrições para o 7º Simpósio Catarinense de Astronomia (SCA). O evento, marcado para os dias 20 e 21 de julho, será realizando no Câmpus Araranguá e tem o objetivo de reunir astrônomos e entusiastas da astronomia para trocas de experiências e conhecimentos.
 
O Simpósio é realizado desde 2012 e já passou por Florianópolis, Videira, Brusque, Araranguá e Chapecó. A edição de 2018, organizada pelo Clube de Astronomia de Araranguá e pelo curso de Licenciatura em Física do IFSC Câmpus Araranguá, terá espaço para palestras, apresentações de trabalhos, observações astronômicas, minicurso e exposição de astrofotografia.
 
“Pretendemos abrir espaço para que os participantes do Simpósio possam divulgar os trabalhos que vêm desenvolvendo na área de Astronomia, observações astronômicas, ensino e divulgação científica. Em geral, o Simpósio tem tido apresentações de trabalho de todas as regiões de Santa Catarina e até mesmo de outros estados. Na programação, também haverá palestras com astrônomos profissionais e também amadores, que têm contribuído bastante com seus conhecimentos. Também realizaremos uma mostra de astrofotografia, que é uma parte muito bonita da astronomia amadora”, explica Israel Muller dos Santos, professor de Física do Câmpus Araranguá.
 
De acordo com o professor, o Simpósio vem dando contribuições importantes no fortalecimento da comunidade astronômica de Santa Catarina. “Buscamos integrar a comunidade astronômica, divulgando os trabalhos, conhecendo novas técnicas e compartilhando conhecimentos. O Simpósio vem contribuindo no fomento às iniciativas de inserção da Astronomia em sala de aula, de promover oficinas nas escolas e, além disso, tem dado um suporte indireto a alunos que são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e são vinculados à comunidade astronômica”, afirma.
 
No encerramento do Simpósio, além da escolha da próxima sede do evento, será concedido o prêmio José Brazilício de Souza, iniciativa do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica, vinculado ao Câmpus Florianópolis do IFSC, em reconhecimento à atuação de pessoas no ensino, pesquisa e divulgação da Astronomia em Santa Catarina.
 
Inscrições
 
As inscrições são gratuitas. Interessados em participar das atividades sem apresentar trabalhos podem se inscrever como ouvintes. É possível também submeter trabalhos, na forma oral ou em pôster. Para os dois casos, o prazo é 14 de julho. Autores de astrofotografias também podem participar da exposição, devendo enviar suas fotos até o dia 7 de julho.
 
Mais informações sobre as inscrições e sobre a programação do Simpósio podem ser consultadas no site oficial do evento.
CÂMPUS ARARANGUÁ EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.