Pular para o conteúdo

Notícias

IFSC é homenageado pela Câmara Municipal de Lages

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 21 jun 2018 10:25 Data de Atualização: 21 jun 2018 10:39

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi homenageado pela Câmara Municipal de Lages em sessão solene realizada na noite de quarta (20). Os 10 anos de criação do IFSC (a partir da transformação do antigo CEFET-SC) e os oito anos de funcionamento do Câmpus Lages da instituição foram lembrados na homenagem.

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider e o diretor-geral do câmpus, Thiago Meneghel Rodrigues, receberam placas e diplomas dos vereadores. Maria Clara destacou em seu discurso que "os institutos federais resgatam uma dívida social e educacional, principalmente com o interior do estado e com as pessoas que não tiveram oportunidade de cursar educação pública de qualidade". Segundo a reitora, o público atendido pelo IFSC vê na instituição uma oportunidade de resgate da cidadania.

Thiago Meneghel fez uma apresentação do que é um instituto federal, explicou os cursos e outras oportunidades (como intercâmbio e assistência estudantil) que o Câmpus Lages oferece e trouxe a informação de que aproximadamente 10% dos estudantes de ensino médio no Brasil estão na educação profissional, enquanto em países europeus esse percentual chega próximo da metade dos alunos. "Avançamos muito, mas ainda estamos longe do ideal, comparados a outros países", destacou.

O diretor-geral do câmpus também pediu aos vereadores a resolução de problemas de acesso ao câmpus, como construção de calçadas e uma rótula e melhoria na iluminação na rua Heitor Vila Lobos, que passa em frente ao IFSC, além de aumento dos horários de linhas de ônibus. 

Vereador que propôs a homenagem, Lucas Neves disse que ela é um reconhecimento ao que IFSC representa para Lages e para a Serra Catarinense. "O IFSC possibilita o desenvolvimento educacional, tecnológico e econômico da Serra. É um orgulho para nós e por isso fazemos essa homenagem", comentou. Lucas atualmente é integrante do Colegiado do Câmpus Lages, como um dos representantes da comunidade externa.  

Na cerimônia, o hino nacional foi interpretado em violão pelo coordenador de Extensão do Câmpus Lages, Conrado Bach Júnior.

INSTITUCIONAL