O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Intercâmbio possibilitou mais conhecimento sobre sistema automatizado para aproveitamento de energia

ENSINO Data de Publicação: 16 ago 2018 14:29 Data de Atualização: 16 ago 2018 15:59

Fazer um intercâmbio, conhecer outro país, trocar informações com estudantes e pesquisadores de diferentes partes do mundo. Na opinião de Katiane de Medeiros da Rosa, aluna da sexta fase do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma, são oportunidades que todo estudante deveria buscar. E ela fala com autoridade: aos 21 anos, já conheceu dois países em função do IFSC.

Depois de participar de uma competição internacional de robótica no Japão em 2017, junto com colegas do Câmpus, este ano Katiane fez um intercâmbio de três meses em Portugal, de onde voltou no final do mês de julho. “Enquanto estudantes e futuros profissionais, é uma oportunidade que todos deveriam buscar. É muito importante conhecer outras realidades, trocar informações e vivenciar rotinas de trabalho diferentes da nossa”, afirma Katiane.

De março a julho, a aluna atuou num projeto de pesquisa sobre energia solar no Instituto Superior de Engenharia (ISEP), do Instituto Politécnico do Porto (IPP). O projeto Smartness conta com várias frentes de pesquisa.

Por afinidade com a área, Katiane trabalhou com sistemas automatizados para melhor aproveitamento da energia. “Nosso foco era aplicar [os testes] no próprio laboratório, que possui placas fotovoltaicas que alimentam a energia do local, para otimizar o aproveitamento da energia”, explica.

No projeto, Katiane trabalhou com o microcontrolador Raspberry PI3, com o qual ela já havia tido contato no curso. “Quando cheguei, me apresentaram diversos projetos de pesquisa e me perguntaram com qual eu me sentia mais à vontade. Foi muito bom porque eu já tinha conhecimento prévio e pude dar minha contribuição”, diz a aluna.

Katiane foi selecionada no Edital 13 do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie). Além dela, Luiz Fernando Anacleto, aluno do curso técnico em Mecatrônica, também participou do intercâmbio em Portugal. Eles foram os primeiros alunos do Câmpus Criciúma contemplados no programa.

A parceria entre IFSC e IPP vai completar dez anos em 2019. O IFSC foi o primeiro Instituto Federal brasileiro a firmar parceria com o IPP e já enviou mais de 100 estudantes para a instituição.

Estude no IFSC
 
Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.